Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Bolsonaro dá pauta para oposição, basta prestar atenção




A incontinência verbal do presidente Jair Bolsonaro é intensa. Para quem reclama por ele escolher onde dá entrevista, com receio de perguntas apenas agradáveis, as respostas são sem preocupação em agradar. Do mesmo modo, o presidente fala pelo Twitter sempre que lhe interessa, aparentemente sem consultar alguém.

Um grande problema, pois pode dispersar ideias que estariam longe de ser prioridades do governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, repetiu algumas vezes no seu discurso de posse e em entrevistas que tem três metas guiando seu trabalho: privatizações; reforma tributária e reforma da Previdência. O ministro chefe da Casa Civil deu uma declaração pública na última semana que consistia em apenas uma frase: "Faremos a reforma da Previdência, ponto". Neste tempo, o presidente falou que quer extinguir a Justiça do Trabalho, mudar o auxílio reclusão, já foi desmentido sobre mensagens e entrevistas por subordinados...

Antes de se posicionar e se planejar para ações contra algo, é relevante distinguir o que é dito do que é mantido. Tenho dado 24h para esperar desmentidos ou "não é bem assim" e funciona. Verifique se algum ministro ou secretário especial falou sobre o assunto, também. 

Para quem aposta em uma retoma do crescimento econômico, lembre que os investidores que aguardam para injetar capital em negócios por aqui estão lendo as notícias (ou pagam para que alguém leia para eles...). Enquanto não houver segurança na continuidade das decisões e na integração da equipe de governo, fica difícil confiar. 

Porém, para aquilo em que o presidente joga palavras no ar, já podemos nos preparar. A ANAMATRA já proferiu uma nota contra a extinção da Justiça do Trabalho e se dispôs ao diálogo para explicar por que a ideia é absurda. Outras entidades logo farão o mesmo. Que o presidente continue falando demais, mas que saibamos como nos prevenir sobre o que merecer ser levado a sério.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...