Translate

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Dom Helder Câmara: Santo Rebelde e Patrono dos Direitos Humanos no Brasil




Assim como Paulo Freyre é o patrono da Educação no Brasil, a partir dessa semana Dom Helder Câmara é patrono dos Direitos Humanos. É interessante que a Lei não prevê "do Brasil" e que seja assim. 



Acima, podem assistir ao documentário "Dom Helder: o santo rebelde". Assisti durante a faculdade, em uma sessão de cinema. Com o que era a internet na época, enviei e-mails aos produtores pedindo o DVD mas não conseguiram lançá-lo em outras mídias. Houve exibições na TV Cultura, mas ainda bem que existe o YouTube.

Como cresci em Olinda (precisa dizer que é em Pernambuco?), nosso Arcebispo Emérito (sim, mesmo sem fé nem religião sou devoto dele, só quem é de lá entende) é há décadas em Pernambuco inspiração para lutas por direitos humanos. Quando alguém quer falar sobre a posição da igreja sobre a ditadura dos anos 1960, ele não pode deixar de ser lembrado. Quando alguém quer reclamar de "padres vermelhos", ligados a práticas "esquerdistas", é logo um dos melhores exemplos. Ninguém melhor para ter adiado por um tempo minha saída definitiva de qualquer religião.

A propósito, minha mãe manda dizer que foi dispensada de se confessar pelo próprio Dom Helder quando ela era criança e pôde comungar por não ter pecado. "E como quem falou foi ele...", diz ela. 


Estátua de Dom Helder Câmara, no Pátio das Fronteiras


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...