Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Esclarecendo para a Direita o que é o Foro de São Paulo

De vez em quando, alguém menos informado da direita brasileira grita que é preciso tomar cuidado com os bolivarianos (kkkkk) e o Foro de São Paulo. OK, vamos conversar sobre esta instância.

Segundo dados da Wikipedia (que assunto de menor importância não precisa de pesquisa profunda), o Foro de São Paulo foi uma convocação iniciada pelo Partido dos Trabalhadores nos anos 1990 para debater, com lideranças políticas de esquerda de diversos países, alternativas ao neoliberalismo. Entrou em certa evidência quando o ex-presidente Lula propôs um governo paralelo ao ex-presidente Collor, apresentando alternativas a tudo que ele fazia. É apenas um seminário com lideranças políticas, como tantos outros que ocorrem com frequência no mundo. Se não fosse pela divulgação feita pelos mais reacionários à Direita, ninguém falaria nele.

Ao contrário do que setores paranoicos gostam de falar em tom de "cuidado", não é um evento da esquerda brasileira nem do PT, foi apenas convocado e organizado pelo partido na sua primeira edição. Voltou a ser comentado porque, em 2013, ele voltou a ocorrer no Brasil. Porém, reunindo-se a cada um ou dois anos, escolhem sempre um país diferente. Mais detalhes, aqui.

Muito maiores e mais influentes na repercussão mundial das ideias defendidas têm sido o Forum Econômico Mundial e o Forum Social Mundial. Mas talvez alguém queira dizer "onde foi que tudo começou?". Nesse caso, criança ingênua, movimentos operários, campesinos etc. estavam em luta muito antes de se organizar em eventos como a Internacional Socialista; que começou muito antes de qualquer membro do PT ter nascido.

Do mesmo modo, muitos outros congressos, eventos, palestras isoladas do TED, têm mais impacto. Então, tentar achar nas raízes das propostas da Esquerda contemporânea uma dependência do Foro não passa de exercício pouco criativo de paranoia ou tentar justificar a própria desinformação. Há teorias conspiratórias mais ricas para difundir, como a existência de uma invasão alienígena, por exemplo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...