Translate

terça-feira, 10 de março de 2015

Vida longa e próspera para Spock e adeus à esperança no Governo Dilma

Nas últimas semanas, foi um grande abalo para fãs da ficção científica, da cultura pop e de formas diversas de entretenimento de massas a despedida de Leonard Nemoy. Ele deu vida ao Dr. Spock na série Jornada nas Estrelas. 

Não é difícil encontrar episódios da série de TV nem assistir aos filmes. Por Youtube, Netflix, videolocadtrekker, como chamariam uns e outros), mas vai fazer falta o que ele representou por décadas. Vamos ver um pouco de contexto do que perdemos.
oras ainda é possível matar a saudade que já começa. Eu não era um fã ardoroso da série (

Spock representava, séculos no futuro, tempos de plena razão para resolver os problemas entre planetas. Sem dinheiro, sem guerras nos planetas mas apenas entre eles, naves eram responsáveis pela paz universal e o "dr" (simbólico ser chamado assim) representava a busca pelo máximo uso da razão para enfrentar os mais diversos e profundos conflitos. Em um recente filme da série, uma versão mais jovem do seu personagem disse que não era plenamente racional, mas precisava suprimir emoções pelo tamanho da dor que podia carregar consigo e causar nos outros. Faz falta quem se preocupe com isso.

Estamos em tempos difíceis para manifestações no Brasil. Discursos de ódio se alternam com reivindicações coerentes. Com uma presidenta omissa e constantemente acusada de mentir sobre promessas de campanha, grupos entre seus opositores já apareceram armados sobre carros de som, ofendendo como mulher ("vaca" é o que mais se ouve), pedindo sua morte, gritos que em nada pedem por um país melhor.

Apesar da polícia federal e da justiça federal estarem cuidando bem de acusar políticos e empresários bilionários, mantendo alguns entre eles devidamente presos durante as investigações, há um sentimento geral de que não há racionalidade, de que falta algo que institucionalize o desconforto geral. Não temos algo análogo a uma Federação dos Planetas Unidos, pois nosso Congresso brinca de reforma política no meio de um incêndio de desmoralização.

Vida longa e próspera para nós, que está difícil e distante.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...