Translate

domingo, 28 de setembro de 2014

Ajudando os indecisos

A quantidade de informações disponíveis sobre cada candidato, falsas ou verdadeiras, superam nesta eleição qualquer uma precedente no país. É difícil a situação de quem continua indeciso entre alternativas até agora e pesquisas têm mostrado que uma boa parte dos brasileiros ainda não escolheram os candidatos a deputados. Então, seguem as dicas mais simples possíveis para ajudá-los:

- Se você estiver entre alternativas para deputados, jogue no Google os nomes dos candidatos a suplentes deles. Preste atenção aos nomes dos possíveis suplentes ao Senado também, pois boa parte dos senadores deixam o cargo para ser secretários de estado ou ministros.
- Se não tiver alternativas parlamentares, confira quem os candidatos que já escolheu apoiam. Assim, terá unidade na sua chapa.
- Se ainda não quiser escolher, veja o que gostaria que acontecesse e qual coligação defende o que seria o seu próprio programa. Vote na legenda.
- Se não quiser votar sequer na legenda, não invista em candidatos "palhaços" como votos de protesto, pois fortalecerá a coligação deles e quem você menos espera pode ser eleito. Quem votou no Tiririca, por exemplo, levou "gratis" alguns mensaleiros.
- Se quiser votar em branco ou nulo, lembre que a eleição conta apenas os votos válidos e que anular uma eleição não significa ter mais da metade dos votos sendo nulos, mas fraude, o que a presença de fiscais das coligações já consegue evitar (desconsidere, por isso, os discursos paranoicos online contra a urna eletrônica).
- Se ainda não souber o que fazer nem quiser ficar sabendo, deixe de votar e pague a multa depois, que assim estará quites com a Justiça Eleitora para todos os efeitos legais.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...