Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um dia em que professores foram herois #LQVP


Meu amigo Ivys Urquisa se supera. No último domingo, encheu o Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió, com outros professores que tinham em comum serem grandes fenômenos de visitações no Youtube dando aulas. Milhares de estudantes os assistem sistematicamente como tantos outros acompanham piadas, gatos fofos e pornografia online. 

Quando a mediocridade parece ser uma linguagem própria no cotidiano, com cada vez menos esforço mental parecendo ser uma regra de convivência, tal cinismo precisa ser quebrado por exemplos que lembram que nós podemos. Esta é a hashtag que está nas camisas de Ivys para mostrar aos estudantes que o admiram em seu cursinho, seja ele presencial ou por rede mundial, que são capazes. 

Estavam presentes outros professores cujos alunos podiam gritar seus nomes, bordões, piadas, mas, principalmente, com quem aprendem. Ivys, com este evento, o 1o DesenTube Enem, ampliou os horizontes do seu Projeto Física Total de um modo que já não merece mais dizer que seja inimaginável. Ele planeja seus passos a partir de sonhos, guiados por uma atividade profissional cansativa, dolorosa, mas que tem no fim de cada aula, para cada professor, instantâneos momentos de reconhecimento. É difícil imaginar onde mais teríamos resultados de produtividade tão rapidamente quanto vendo que alguém aprendeu o que ensinamos. Exercitamos o diálogo e isso funciona transmitindo conhecimento e mexendo com a vida de alguém. 

Enquanto tantos professores entregam-se ao derrotismo já olhando para seus alunos como se fossem uma missão perdida, recitando a ladainha da crise da educação básica, da formação familiar entre outros hinos ao conformismo didático, Ivys olha para uma câmera com o entusiasmo de um auditório lotado.

Se quem estiver lendo for estudante de Direito, já deve ter visto muitos professores assim de diversos cursinhos. Porém, a grande diferença é que meu amigo é um empreendedor. Ele não é uma engrenagem de um grupo imenso e milionário de preparação para concursos públicos. Ele é, e por isso qualquer professor pode se identificar no que ele faz, vendedor de sua força de trabalho, responsável por seu marketing pessoal e profissional, dono de sua voz e de seu conteúdo. Assume todos os riscos e por isso tantos vibram com cada passo de sucesso: ele lembra que nós, professores, também podemos.

 #LQVP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...