Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

H+: como seremos amanhã

Ouvi em um podcast sobre internet que nós somos a última geração a distinguir online e offline. Já podemos observar aqueles nascidos dez anos depois de mim com hábitos bem distintos. A série de internet H+ lida diretamente com isto.

Lançada exclusivamente no YouTube por Bryan Singer (para acompanhar, clique aqui) lida com um futuro extremamente próximo em que a ansiedade pelas redes sociais e pelas buscas instantâneas por informações fazem com que, por meio de nanotecnologia implantada nas pessoas, seja possível acessar a internet 24 hora por dia.

É o que mais se busca, cada vez mais intensamente. A ansiedade pela leitura, por trocar informações com pessoas, alcança uma escala em que basta olhar para alguém para ver um perfil de rede social.

Estamos longe disso?

Críticos que têm sites reclamam que seus leitores não abrem mais sequer os links propostos em redes sociais. Diante da notícia da morte do cineasta Tony Scott, um crítico desabafava que foram deixados no Facebook diversos comentários "morreu como", "de quê", "quem é". Eu já vi por diversas vezes pessoas perguntarem genericamente à própria audiência sobre as notícias do dia, em vez de abrir um portal de notícias. 

No futuro próximo que a série propõe, mero álibi para falar alegoricamente sobre nosso presente, as pessoas com implante são distraídas, sempre ligadas a um email, uma música, e desconectadas das conversas de quem está ao redor.

Críticos de arte pela internet já criaram jocosamente "alertas de ironia", normalmente com hashtags como #NOT ou outros no final da mensagem, para que os leitores, apressados demais para interpretá-los além do plenamente literal, possam entender outros sentidos.

Não é bom imaginar o que aconteceria com tais atitudes antirreflexivas sendo levadas às últimas consequências com os implantes sugeridos. Mas é bom assistir aos episódios. Recomendo.

1 comentários:

Lane disse...

eu ainda faço esta diferenciação entre ofline e online.Por enquanto.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...