Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os sem ideias, os sem partidos e os sem noção

As três categorias que abrem estas linhas com o título se confundem hoje. Afinal, anda difícil analisar os partidos políticos brasileiros segundo ideologias, bem difícil. 

Duas notícias de hoje são sintomáticas deste grande problema. O PMDB, partido do vice-presidente da República, segundo a Folha de São Paulo, sairá do governo. Não há uma grande divergência sobre os rumos da nação entre a Presidenta e o seu vice, mas em resposta às denúncias por corrupção do ministro do turismo (as iniciais minúsculas são propositais). Enquanto debatem-se casos de desvio de recursos em obras públicas, o ministro é acusado de usar dinheiro público para pagar uma empregada doméstica e o motorista da esposa. O público e o privado são uma coisa só na política brasileira. Sair do governo em vez de tirar o sujeito do partido é um bom resumo de tudo que pensa (?) o maior partido do país.

Por falar no maior partido, está prestes a surgir um dos maiores, talvez o maior de todos, em representatividade nacional e número de diretórios, o PSD. Já falei sobre ele em outra ocasião. Suas lideranças (?) têm conseguido aprovação burocrática do partido para disputar as próximas eleições. Apesar disso, mantém-se o mesmo: não é de esquerda, nem de direita, nem de centro, mas apoia o governo. Querem, portanto, disputar o posto de novo PMDB.


O que parece ser mais preocupante diante de tal precariedade de ideias políticas é que a esquerda respondeu à altura hoje. Ainda segundo a Folha, os senadores Eduardo Suplicy e Cristovam Buarque encabeçam com a ex-senadora Marina Silva um movimento pela "nova política". Ainda fazem parte do grupo o senador Pedro Taques (PDT-MT), e os deputados José Antônio Reguffe (PDT-DF), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Alfredo Syrkis (PV-RJ). Apenas pela diversidade partidária já seria algo para chamar a atenção daqueles desiludidos com o cenário político-partidário tão pobre do Estado brasileiro. 

O novo movimento se articula, de acordo com a notícia, em torno de três diretrizes: a moralização política, a mobilização da sociedade e a proteção ao meio ambiente. Como método de agregação, defendem grande uso de redes sociais. Porém, segundo Marina Silva na notícia, "o movimento ainda não tem propostas específicas, mas trabalha para estabelecer o "compromisso radical" para "desobstruir os canais da democracia".Também afirmam que ainda não há por objetivo formar um novo partido. 

Eu recomendo que formem. Seria a legenda adequada para rivalizar ideologicamente com o PSD. Metas genéricas, abstratas demais para que alguém seja contra, nomes fortes de diversos partidos pequenos na representação parlamentar em torno de uma ex-candidata a presidenta, sem propostas mas sob "radical" compromisso e em defesa da "democracia", o que sempre atrai insatisfeitos em busca de justiça social. Quem consegue ser contra metas assim? 

Lula foi eleito com discurso semelhante. Até hoje não se sabe exatamente o que foi o Fome Zero, se ministério, plano de governo, ideologia etc., mas quem poderia ser contra algo que visava zerar a fome de algum modo, qualquer que ele seja? 

A política parlamentar, infelizmente, não carece apenas de ideias, mas de bom senso. Isto une esquerda, centro e direita de modo triste para um cenário de uma democracia em contínua construção. Afinal, poderiam esperar mais um mês ou dois para apenas divulgar o grupo em defesa da "nova política" quando tivessem um manifesto, um panfleto, um conjunto de metas, enfim, algum documento que unifique o discurso para que mais gente possa se juntar ao bloco e não seja apenas iniciativa de parlamentares sem espaço em seus partidos para ser ouvidos no Congresso. 

Em dias assim, parabenizo cada professor de Teoria Política do país, pois devem ter grande dor de cabeça para analisar com base nos clássicos do pensamento político o que se passa nos balcões de troca de legendas, favores e ideias que marcam os parlamentos.

1 comentários:

Lane disse...

Que maravilha de texto. Um primor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...