Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

Mais um tiro no sofá

Conhece a história do marido que descobre que é traído quando vê a esposa com outro no sofá e, para se vingar, dá um tiro no sofá? Acontece muito.

Aconteceu de novo. Dessa vez, por nota divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Acusam um quadro do programa Zorra Total de estimular o assédio sexual e o estupro em vagões do metrô (a notícia está aqui). 

Muito antes do quadro existir, já era necessário reservar durante horas do dia um vagão para mulheres, para protegê-las de violência sexual durante as viagens. Mesmo assim, o programa A Liga, examinando no Rio de Janeiro, constatou que muitos homens descumprem o horário feminino e exclusivo naqueles vagões e que não há fiscalização. O programa de TV exibe personagens cariocas naquele quadro. Está retratando a realidade cotidiana que os noticiários já bocejam de tédio em repetir. 

Assim como o programa mencionado, Jô Soares também é bom em requentar piadas e opiniões. Uma das mais bem sucedidas é uma frase de seu "padrinho de TV" Max Nunes, de que não se pode culpar a janela pela paisagem. Em vez dos metroviários cobrarem mais rigor na fiscalização ao assédio em vagões, preferem subestimar a inteligência dos passageiros e fazer crer que o estupro no trem ocorreu devido ao programa, pelo menos é o que sugerem. 

O quadro não faria rir na TV se não fosse compreendido por muitas pessoas. Quem usa transportes públicos, ônibus, metrô, trens, vans, sendo mulher tem grandes chances de já ter enfrentado situações constrangedoras na viagem. Expor o que incomoda para gerar reflexão costuma ser uma virtude da boa crítica social. Parabéns ao programa do sábado se, apesar dos estereótipos defendidos, das piadas rudes e velhas, das grosserias propagadas, apesar de ser o que é, ainda consegue se posicionar como formador de opinião com alguma utilidade.


1 comentários:

Lane disse...

"Em vez dos metroviários cobrarem mais rigor na fiscalização ao assédio em vagões, preferem subestimar a inteligência dos passageiros e fazer crer que o estupro no trem ocorreu devido ao programa, pelo menos é o que sugerem."

É isso mesmo. Adorei.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...