Translate

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sossegado? Tarde livre? Doe sangue. #DoesangueAL

Há necessidade de sangue nos bancos de coleta durante todo o ano. Não é apenas em acidentes, como campanhas de TV costumam dar a entender, mas em grande parte das cirurgias realizadas a qualquer momento. 

Não há riscos na doação de sangue, nem para quem doa nem para quem recebe. Quem recebe terá o sangue testado antes por diversos exames clínicos para evitar transmitir doenças. O doador nem disso precisa, pois todo material usado é descartável. 

Se não gosta de ver sangue, normalmente há TV na sala de coleta. Pede para mudar de canal para O Clone e fica esperando a Jade ir embora sem olhar para a bolsa que recebe alguns ml. 

Em média, salvará quatro vidas, mas se a bolsa coletada for para crianças este número pode dobrar. Em aproximadamente uma hora você terá garantido mais alguns degraus para a sua salvação, consciência limpa, bem estar com o próximo e o distante.

Pode ser que nada tenha convencido até agora, eu sei. Então, lembre que a CLT garante um dia de folga por ano para o doador de sangue. Infelizmente, pois é possível doar sangue a cada três meses. Você recebe uma carteirinha e pode acompanhar as datas. 

O Hemopac, onde sou doador há mais de dez anos, põe na parede as fotos dos doadores mais frequentes. Ainda não ganhei fotos porque, confesso, passei algum tempo sem fazer doações, mas ganhei uma camisa uma vez. Veja, ainda pode se tornar uma celebridade.

O que impede fisicamente é apenas se já teve hepatite, se tiver menos de 1,40 cm de altura ou tiver o peso desproporcional ao corpo. Gestantes também não poderão doar sangue. 

Ok, ok, nada te convenceu apesar de não estar nas exceções que não podem doar sangue? Então, a minha última tentativa para te convencer: vai ganhar um lanche na saída. Juro, em todo banco de sangue isso ocorre.

Deixe uma pequena bolsa líquida duas a três vezes por ano e a diferença que fará na saúde pública será incalculável. Não faça nada e torça para que tenham seu tipo de sangue em estoque se um dia você precisar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...