Translate

sábado, 25 de junho de 2011

A política que se faz em pedaços

Quando pensamos no bipartidarismo americano, é possível não perceber que cada partido tem diversas divisões internas, vários grupos defendendo interesses por vezes até divergentes, a partir de fundamentos comuns aos Republicanos ou aos Democratas. No Brasil, falar em partidos é uma sucessão de corações partidos.

O grande problema não se encerra quando lideranças mudam de legenda. Diante das primeiras divergências políticas, criam-se partidos novos no Brasil. Do PMDB, já surgiu o PSDB do qual surgiu o PSD mais recentemente. Do PT, saíram o PSTU, o PSOL, o PV. Do PCB, vieram o PPS, o PCdoB etc. A política brasileira não se faz pelo diálogo; a construção partidária vem parecendo uma sucessão de remorsos mal resolvidos.

Agora, faltam poucos dias para Marina Silva anunciar sua saída do PV. Motivo: Discorda do partido desde que entrou. Se não conseguiu que o partido a obedecesse, melhor do que participar de discussões internas e aceitar a vontade da maioria é montar partido próprio. Esta é sua vontade: Já saiu do PT por discordar, do PV por discordar e agora já anunciou que criará partido próprio. 

Gilberto Kassab, montou partido próprio sem ideologia, programa nem nome. Oscilou entre siglas, afirmou que não está "nem à esquerda nem à direita nem ao centro" e mesmo assim já se tornou um dos maiores partidos em representatividade parlamentar no país. Tudo porque o prefeito de São Paulo está à frente mas ninguém precisará obedecer a ninguém. Nasce assim um legítimo partido pós-moderno, pois ingressa no cenário político sem história, sem ideias mas com sujeitos autônomos que não pretendem assumir compromissos com nada nem ninguém.

Enquanto cientistas políticos criticam o personalismo com que os eleitores escolhem seus candidatos, sem observar partidos nem coligações, os candidatos mostram em seu cotidiano que não se importam também com nada que tenha uma imagem coletiva, se não lhes obedece.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...