Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Conheça uma rede social de pesquisadores: Academia.edu





Faço parte da Academia há dois dias (meu perfil, aqui). É uma rede voltada a pesquisadores e professores universitários. Quem não estiver ensinando mas, livremente, escreve, publica ensaios de relevância acadêmica, tem também espaço. Há no perfil espaços para papers, livros, conferências, como seções específicas, do mesmo modo que ocorre em qualquer outra rede social com interesses particulares.Até seção própria para textos de aulas.


Não é cobrado convite para que possa fazer parte e automaticamente podem ser identificados contatos do email, do Facebook e do Twitter que façam parte da rede. Quando buscam-se emails, aparecem duas listas: uma com emails em geral de amigos que façam ou não parte da rede; outra, com emails de extensão "edu" que façam parte da rede. Estes surgem primeiro, para que emails universitários tenham prioridade.

É possível pesquisar perfis ou trabalhos de outros membros, o que favorece o caráter coletivo da produção do conhecimento científico. Gostei da facilidade com que encontrei facilmente meus próprios artigos. O sistema acusou a existência de arquivos com minha autoria (pena que o mundo acadêmico tenha muitos Sérgios Coutinhos...) o que agilizou publicá-los no perfil. Podem ficar disponíveis para download ou posso apenas indicar link para onde foram previamente publicados ou como comprar, no caso de livros ou revistas.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...