Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Carta Final do 1o Fórum Social em Defesa da Vida em Alagoas

CARTA FINAL

I FÓRUM SOCIAL EM DEFESA DA VIDA EM ALAGOAS

INTRODUÇÃO


No dia 18 de Junho, a sociedade alagoana foi surpreendida pelas enchentes que golpearam milhares de cidadãos residentes em cidades ribeirinhas. Diante de tal realidade, a UFAL e muitas outras entidades da sociedade, vêm fazendo intervenções pontuais, seja no campo da Saúde Mental, da Assistência e da Vigilância em Saúde, nas áreas de Engenharia e Arquitetura, dentre outras, no intuito de promover ações com o objetivo de colaborar com as comunidades desalojadas, desabrigadas, e com todos(as) os(as) moradores que direta ou indiretamente sofreram o trauma de perderem suas referências existenciais.


Nessas situações dramáticas, sabemos que com o passar do tempo e o distanciamento temporal do desastre, a tendência é que as pessoas atingidas sejam esquecidas. No caso de Alagoas, passado o momento inicial de
comoção geral, onde efetivamente a sociedade demonstrou sua capacidade de ser solidária, pode-se perceber que já há uma tendência de alguns setores de diminuir o ritmo de envolvimento com a execução de atividades de apoio.

A gravidade desta conjuntura levou a UFAL e outras entidades organizadas da sociedade alagoana (listadas abaixo), a criar um espaço de dialógo para que os moradores das comunidades atingidas pudessem
expressar suas demandas, medos, inquietações, desejos, etc. 

Com este objetivo foi realizado o 1º Fórum Social em Defesa da Vida/AL, no dia 11/09, na Universidade Federal de Alagoas, onde facilitamos a oportunidade da fala e expressão àqueles que estão vivenciando as conseqüências das enchentes. Dessa forma a sociedade organizada pode contribuir na construção de ações conjuntas, fortalecendo as lideranças comunitárias para que as mesmas pudessem exercer o protagonismo do controle social neste processo de reconstrução das cidades e de suas vidas.

Para ler a íntegra da carta, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...