Translate

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Olhem para onde votam, não só para os votos

Foi decepcionante a experiência de votar nesse primeiro turno. Votamos em escolas que não sabemos o que significam. Foi o que ficou evidente para mim. A classe média está mal acostumada a dizer que quer "mais saúde e educação" mas reclama dos candidatos que "só falam disso". 

Foi no que pensei enquanto esperava para votar. Na fila, via as pessoas fumando dentro da escola. As crianças que chegaram lá na segunda-feira com certeza viram restos de cigarros ao redor das suas salas de aula. Seus banheiros em estado que eles não podem deixar, mas adultos "exercendo a cidadania" sentem-se no direito de emporcalhar.

A relação brasileira com espaço público é complicada. Não é um problema dos cidadãos que exercem sua cidadania de tempos em tempos. Dentro da seção eleitoral era o mesmo descaso com a educação. Sentei em uma cadeira para esperar a minha vez. A distribuição das cadeiras da sala de aula mudou completamente, para os mesários contarem com seu equipamento instalado.

Essa parte é rotina e não traria, a princípio, problema nenhum. O que me incomodou foi ver caixas de margarina com feijões plantados nelas, amontoadas no canto da sala. Em cada caixa, havia o nome de uma criança. Aquela era a sala de aula delas, ocupada por adultos no domingo, treinados para serem representantes do poder público. Estragaram a tarefa dos donos da sala. Qualquer significado que os professores quisessem transmitir com a atividade se perdeu. Restará dizer "olha, não precisa plantar isso aí de novo não que te dou uma nota".

A classe média vai votar em escolas públicas como aquela sem olhar para as paredes, para os avisos internos, para as crianças que brincam no pátio de lá por ser já extensão de sua casa, para as instalações em geral. Nada. Mas depois alertam para o descaso da educação, como tábua de salvação de todos os males. Cada eleitor tem os candidatos que merece.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...