Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sabe em que cargos e por que votar?

Não é raro, pelo menos não para mim, ver pessoas com dificuldade diante do painel do elevador. Parecem estudar cada número até escolher um dos andares. Não são nem dez alternativas no meu prédio e ainda excluem o andar em que estavam antes. Imagine quando forem clicar os botões de uma urna eletrônica. Se pelo menos tiverem uma ideia do que faz o ocupante de cada cargo, menos mal.

O que faz um senador? Votará em dois nessa eleição. Após clicar no link, verá que há oportunistas dizendo que, como senadores, já fizeram pontes e estradas. Sugiro que fuja deles pois induzem o eleitor a erro. Na falta de Procon para propaganda enganosa, use a urna.






Veja quem são os suplentes. Mais de 1/3 dos senadores deixam o mandato para assumir secretarias estaduais e ministérios federais.

E deputados estaduais e federais?






Pelo número de representantes, essas casas parlamentares são fundamentais para a representatividade de metas diversas da sociedade. É justo evitar que engessem com quem, como diria Weber, se comporta como "político profissional", mais preocupado em manter o cargo do que em defender políticas públicas. Assim, não reeleja ninguém.

Já definiu em quem votar como governador? A pergunta segue apenas para quem ler fora de Alagoas. No estado, o critério bizarro costuma ser baseado  no tamanho da rejeição às alternativas. Mas, em tese:





Já cansei de falar em candidatos a presidente. Há 20 anos as metas do cargo têm seguido políticas públicas e objetivos políticos semelhantes, apesar das rupturas clientelistas do presidente atual conseguindo desmantelar os Correios, criar o neologismo Mensalão entre outras trapalhadas. Mesmo assim:




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...