Translate

terça-feira, 11 de maio de 2010

Para quem ainda não conhece: A Liga (estreia)

 Hoje será exibido mais um episódio de A Liga, novo programa jornalístico da Band. O primeiro tinha grande relevância para reflexão sobre políticas públicas ao mostrar o cotidiano de quem mora na rua em São Paulo e no Rio de Janeiro.




Para assistir ao programa completo e ter detalhes da reportagem, clique aqui.

Apesar da anacrônica apologia da esmola, o que não faz mais sentido no serviço social há décadas, a observação participante é muito bem desempenhada durante a reportagem. O programa inteiro lida com um só problema. Diferente do Profissão Reporter, há inserção dos repórteres no cotidiano dos entrevistados e longas pausas para ouvir os personagens. A correria do programa da Globo me cansa.

A reportagem foi mal interpretada por parte da imprensa, principalmente no quadro em que Rafinha Bastos vestiu-se como mendigo nas ruas por 24 horas. Corriam a dizer que ele "foi mendigo por um dia". Não, não foi. Não teria como ter a total insegurança típica do papel pois contava com uma equipe de produção por perto, logo não precisaria de um caco de vidro no bolso ou algo para sua própria defesa. Não precisara apelar para álcool ou solventes para se manter anestesiado perante a falta de perspectivas, pois tinha perspectivas para o dia seguinte.

A produção é da Cuatro Cabezas, produtora argentina que também é responsável pelo CQC.
Band, 22:15h

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...