Translate

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A crise? Na Itália, quem paga são os jovens

Talvez porque seja insegura da própria identidade, a Itália adora fazer comparações com o resto do mundo e levam assim tão a sério quando em qualquer classificação internacional ganham um ótimo posto. É como se os italianos precisassem de uma aprovação universal sobre certos temas e que o juízo sobre sua condição econômica,psíquica ou comportamental possa somente ser avaliada através desta pontuação momentanea, muitas vezes pouco séria.

Certo é que existe um dado relevante e muito triste neste momento, um dado cujas circunstâncias são verdadeiras porque partem de dados matemáticos e estatísticos do governo da República Italiana. A Itália é campeã neste momento, obtendo um primeiro lugar na classificação mundial, de País onde há mais jovens desempregados no mundo, ou seja 60% das pessoas desempregadas nasceram entre 1974 e 1994. Os jovens em questão foram absorvidos cruelmente por um sistema pós-guerra frágil e arrasados com a nova crise mundial. Este fato curioso também se deve a uma população onde o grau de densidade demográfica estabelece que a Itália é um País de maioria de idosos e de minoria jovem. No entanto, trata-se de um fato curioso que reassume usos e costumes de uma sociedade, porque os números sugerem que a maioria das contratações se devem a essa minoria jovem. 

Para se ter uma ideia, os adultos e idosos entre 35-64 anos sao mais de 25,5 milhões e a populaçao de jovens nascidos entre 1974 e 1994 são apenas 14 milhões. Fato é que desses 14 milhões a partir de 2009 houve um aumento desenfreado de desempregados que têm idade entre 15 e 24 anos e foram ao menos 4,5% (2009) a mais de desempregados entre esses jovens. Isso gerou ainda mais problemas a essa população de desempregados. Uma coisa é certa: a Itália segue um caminho inverso aos Paises da União Europeia. Basta obter alguns dados da vizinha Espanha onde os jovens são na maioria a fonte maior de trabalho, essa também, devido à crise, chega a um 20 % da populaçao desempregada, um recorde.

Alguns dados 2009

Italia tem 301.338 Km2.
Numero de imigrantes regulares: 4.000,000 milhões
Eli Almeida
Correspondente do Blog na Itália


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...