Translate

segunda-feira, 15 de março de 2010

Saudades de Maquiavel

Eram bons aqueles tempos em que Maquiavel ensinava ser preciso mostrar as virtudes que eram esperadas pelos súditos. Não que hoje não mostrem. É pior. Os súditos já não se importam mais.

Para cada frase de efeito no congresso do PT proferida por Dilma, correspondia um "não é bem assim" na entrevista à Época. Exemplo: discurso reestatizante no congresso mas conferir caso a caso e honrar o trabalho do presidente Lula na entrevista... uma insegurança verbal que não trouxe consigo protesto algum por parte dos petistas. Tanto faz.

Lula rasga sua biografia quando bem entende, ignora mesmo o filme feito sobre sua vida (esse todos devem ignorar de tão ruim...), esquece a própria greve de fome quando bem entende. Não deve ter passado tanta fome para esquecer tão facilmente. Se solidariza com grevistas em fome quando bem entende, como no caso de sacerdote brasileiro que fizera esse protesto contra a transposição do São Francisco. Também se solidariza quando quer, como fez enquanto era presidente de honra (?) do PT e se solidarizou aos sequestradores de Abilio Diniz chamando-os de presos políticos. No caso de quem se revolta com as prisões em Cuba, são para nosso presidente presos comuns e ele simplesmente despreza as mortes.

Lula diz o que quer, mas isso tem sido consagrado quanto ao lumpen proletariado que sobrevive do seu Bolsa Família + salários de fome. Quando ele diz tolices na imprensa, quem lê é a classe média. Esta não se indigna com mais nada dito por ele. Mas talvez a própria imprensa... ele tem honrado governos ditatoriais que desrespeitam direitos fundamentais. A OAB resmunga para a imprensa que isso não é certo. A Associação Brasileira de Imprensa resmunga ainda mais baixo. Ninguém marca audiência com o presidente para tirar satisfações, exigir esclarecimentos.

Que Lula nunca se desculpe pelo que diz a culpa é de quem se incomoda, tem oportunidade para cobrar as desculpas mas não mais espera nem mesmo, como diria o filósofo italiano, que demonstre virtudes. Também não devem estar tão incomodados, mas apenas demonstram virtudes esperadas por alguém, talvez as próprias famílias, ninguém mais.

1 comentários:

Ellen Nívea disse...

Tudo verdade, exceto o filme ser tão ruim. Até porque eu não assisti ainda.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...