Translate

quinta-feira, 4 de março de 2010

Como as redes sociais nos transformam?

O Diario de Navarra publicou artigo sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas. Segundo o jornal espanhol, sete em cada dez usuários da internet estão em alguma rede social. Twitter, Facebook, Myspace estão alterando nossa interação com a política, a publicidade e a mobilização social.

Para ter visibilidade em redes sociais, uma causa comum não precisa ser de grande alcance ou de grande número de integrantes. Assim, opiniões, gostos, prazeres semelhantes permitem que as pessoas se associem livremente e constituam identidades coletivas.

Com a mesma velocidade com que a publicidade pode usar essas redes para, por  marketing viral, propagar uma nova marca, pode sofrer o impacto da opinião compartilhada por consumidores insatisfeitos.

A ideia da necessidade de uma "Política 2.0" proferida no artigo por Santiago Cervera, pode ser lembrada com o papel que teve na campanha à presidência dos EUA uma rede de colaboradores no site de Barack Obama. Não era preciso ser filiado ao partido, bastava querer contribuir, com ideias, o próprio nome prestando apoio ou com doações de campanha.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Atualização do dia 06.03:

Notícia do Portal Aprendiz:

Via Twitter e Facebook, chilenos juntam sete toneladas para as vítimas do tremor



No dia seguinte ao forte terremoto que atingiu o Chile, o cientista político Renato Briceño e o estudante Mauricio Compillay queriam ajudar as vítimas, mas não sabiam como. Sem ter nenhuma filiação a grupos ou instituições, eles acharam que tinham duas opções: fazer um plano que poderia levar uma semana e então seria tarde demais para ajudar, ou colocar uma barraca numa rua de Santiago, com uma placa para pedir ajuda e espalhar o endereço do grupo pela internet.

Com o sentido de urgência, eles preferiram a segunda opção. "Organizamos tudo com duas pessoas e dois cliques. O pessoal começou a retwitar e nossa comunidade no Facebook começou a crescer. No primeiro dia, no domingo, apareceram umas 15 pessoas. No segundo umas 50. Hoje são mais de 350 voluntários e arrecadamos 7 toneladas de mantimentos, dos quais quatro já foram enviadas", contou Renato.

Para ler a notícia completa, clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...