Translate

domingo, 6 de setembro de 2009

Pela independência no 7 de setembro




Grande e simples campanha da AVAPE. Inspirados por ela, façamos algo prático. Em nome do dia da independência, ajudemos na independência de quem tem deficiência ou mobilidade reduzida.

Se no chão constar uma marca de que é vaga reservada para pessoa com deficiência, idoso, gestante, lembra da tua mulher grávida, da tua avó, de quando você quebrou uma perna e deixa lá quieta a vaga. Talvez, ok, alguma alma sebosa estacione lá sem se encaixar no perfil, mas o mundo não muda do dia para a noite, já seria um bom começo você respeitar. A vaga que achou é muito longe? Enquanto você tem 40, 30 anos, minha avó tem 90. Quem aguenta melhor atravessar o estacionamento inteiro para entrar no supermercado?

Acostumou? Passa para um segundo esforço. Não dói. Juro. Faça como no vídeo: respeite as rampas. Não estacione na frente delas. Alguém estacionou? Se você estiver numa cadeira de rodas, atropele o carro. Ele merecerá os arranhões.

Conseguiu seguir as sugestões acima? Então pensa no significado de banheiro adaptado. Se tiver outro livre no banheiro do shopping, do restaurante, de onde for, deixa aquela vaga adaptada, que normalmente já é uma só, quase nada, para quem de fato precisar. Custa nada ir para a outra porta.

Funcionou? Tudo bem com as três sugestões até agora? Não se machucou seguindo? Passa para uma quarta, que na verdade é a minha preferida: pergunta se precisa de ajuda. Pode ser idoso, pessoa com deficiente, gestante, como preferir. Ficou com vergonha? Coloca um "com licença" na frente da frase. Juro que "com licença" abre portas e desarma egos. No que você ouvir como dicas de como ajudar, vai encontrar outras dicas para essa relação.

Incluir rampas e plataformas em lugares públicos, aumentar degraus de escadas, incluir corrimões, alargar portas, seria muito mais fácil no nosso cotidiano se as dicas acima fossem seguidas por mais gente.

É só uma forcinha para mais gente ter motivos para comemorar o 7 de setembro.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...