Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que pensa o Brasileiro sobre Direitos Humanos

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República encomendou uma pesquisa sobre como o brasileiro entende os direitos humanos. Segue uma parte da Introdução:

Para entender como a população brasileira percebe os direitos humanos (civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais) foram entrevistadas 2.011 pessoas em 150 cidades de 25 estados, nas cinco regiões do país. A proporção obtida entre mulheres e homens, respectivamente 52 e 48, dá significância ao recorte por sexo. Essa representatividade também é possível para idade, renda e escolaridade, permitindo que cada uma dessas variáveis seja analisada isoladamente. Pelo recorte de escolaridade, por exemplo, pode-se constatar como a formação pode influenciar a concepção dos direitos humanos de um indivíduo. Para auxiliar essa análise, as tabelas utilizam cores diferentes para demonstrar valores significativamente diferentes das médias.


A pesquisa abordou os entrevistados com perguntas abertas (espontâneas), nas quais eles poderiam responder livremente a questão, e estimuladas, nas quais se apresentava quantidade previamente estabelecida de opções. Além disso, algumas dessas perguntas permitiam múltiplas respostas. Os principais resultados apresentados refletem essas abordagens.

A pesquisa mostra que a população associa a cidadania aos direitos humanos e, embora ainda mostre um baixo grau de conhecimento dos direitos humanos em sua amplitude, a maioria da população brasileira tende a reconhecer o caráter universalista dos direitos humanos e sua relevância para o bem comum. Quando o tema é violência, persistem desafios, pois apesar de políticas preventivas possuírem maior apoio do que as repressivas, paradoxalmente há apoio significativo ao endurecimento das penas.

Esses dados, inéditos, mostram o amadurecimento da percepção da população com relação aos direitos humanos, o que pode ser visto como um efeito do maior espaço que as políticas de promoção dos direitos humanos têm ocupados dentre as políticas públicas.

Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...