Translate

terça-feira, 22 de setembro de 2009

II Seminário de Acessibilidade da UFAL

Da UFAL:


O auditório do Severinão, no Campus A. C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vai ser palco, na próxima quarta-feira (23), das 8h às 12h, do II Seminário de Acessibilidade, que tem como tema Cidade Acessível para Todos.

O evento integra as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, resultado de uma ação conjunta entre as vereadoras Roseane Cavalcante (PT do B), Thaise Guedes (PSC) e Tereza Nelma (PSB) e que tem como objetivo travar um amplo debate sobre as várias questões ligadas ao direito da pessoa com deficiência.

Na Ufal, o seminário pretende reunir estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada para ampliar a discussão e promover ações práticas acerca do assunto no âmbito estadual.

Dentro do calendário de atividades da Semana dedicada a pessoa com deficiência, uma sessão extra na Câmara de Maceió levou o professor da Ufal, Carlos Guilherme, para falar sobre o projeto ‘Um olhar especial’, desenvolvido por professores e estudantes da área de saúde da instituição. Lá, ele destacou os 56 pacientes portadores de Síndrome de Down, que foram atendidos em 177 consultas ambulatoriais, nos dois anos em que o projeto vem se desenvolvendo.

O seminário é fruto de uma parceria entre a Universidade, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e a Câmara Municipal de Maceió. Algumas autoridades já confirmaram presença no evento, como Luiz Carlos Santana (Adefal), vereadora Roseane Cavalcante (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), o promotor Flávio Gomes (Ministério Público Estadual), Professora Mara Rejane (Ufal) e Everaldo Patriota (Conselho Estadual de Direitos Humanos).

A abertura está prevista para as 8h30, com a mesa temática ‘O cenário nacional e parâmetro contextualizado no Estado’. Uma das organizadoras do evento, Solange Góes, vai abordar em sua palestra conceitos culturalmente estabelecidos pela sociedade em relação a pessoa com deficiência. Ela vai contar suas próprias experiências como cadeirante e fazer um paralelo com os estudos vivenciados na Universidade. "A estrutura da Universidade, agora, me possibilita acesso ao bloco onde estudo, à biblioteca, ao restaurante universitário e ao próprio prédio da reitoria. Estas novas vias de acesso para cadeirantes são importantes não só para mim, mas para todos os que andavam pela pista dos carros, sem nenhuma segurança”, disse a estudante.

Para a Assessora Técnica, Celmíria Silva, o II Seminário de Acessibilidade visa dar continuidade aos projetos de implantação de estruturas propícias para os deficientes. “A possibilidade de locomoção, é um direito de todos", explicou Celmíria.

Os interessados devem procurar a sala da Assessoria de Educação em Direitos Humanos & Segurança Pública, localizada no térreo do prédio da Reitoria ou enviar um email para mararejane.dh@hotmail.com. Para fazer a inscrição basta fornecer o nome completo, email e curso. O Seminário dará direito a certificado de 8h.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...