Translate

sábado, 19 de setembro de 2009

De repente, a crise acabou?

Le Monde Diplomatique: Os sinais de uma falsa recuperação econômica
Artigo de economista francês explica por que otimismo atual não tem base sólida

Os "trabalhos de magia" que têm sido divulgados ultimamente, como a revisão para cima do crescimento do PIB da França (em 0,1 ponto), a desaceleração da supressão de postos de trabalho nos EUA e a perspectiva menos pessimista do FMI (Fundo Monetário Internacional), na verdade escondem os problemas estruturais do sistema econômico mundial.

A opinião de Laurent Cordonnier, economista e mestre de conferências da Universidade Lille 1, está em seu artigo publicado na edição deste mês do jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Para Cordonnier, a luz no fim do túnel que começa a ser propalada pode ser a de um trem vindo em nossa direção a toda velocidade.

Para ler o artigo, clique aqui.

Obs.: Com a quebradeira no mercado financeiro, era de se esperar, como tem acontecido, que aparecessem consultores dizendo que já é hora das pessoas voltarem a investir, sem deixar claro se a crise passou. Três artigos na última edição da Época falam em fim da crise, mas empresas continuam fechando as portas e processos de falência e concordata de grandes bancos do mundo continuam em curso. Todo cuidado é pouco.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...