Translate

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre "Cidades Inteligentes"

Giberto Dimenstein publicou no Portal Aprendiz um artigo sobre a integração entre pesquisas de estudantes de São Paulo pelos bairros da cidade e o Manifesto Harvard. O documento americano trata do esforço em muitas cidades que existe de usuários de serviços para tornar suas cidades "cidades inteligentes".

Para isso, usa como exemplos que em Boston escolas, bibliotecas e tutores voluntários fazem parte de uma mesma rede para facilitar pesquisas. Em Nova York, um sistema semelhante traz recomendações para estudantes após saírem da escola. Na proposta de São Paulo, foi feito um levantamento detalhado de serviços e eventos disponíveis em cada bairro.

Levemos a experiência para fora de SP. As possibilidades são ilimitadas. Em Alagoas, as bandas sinfônicas são respeitadíssimas em suas cidades. Pequenos municípios sem qualquer atividade econômica relevante conseguem ter bibliotecas com boa estrutura e até três escolas de música. Sempre têm pelo menos uma destas escolas sendo de livre acesso. Se elas fossem integradas numa rede social, músicos trocariam experiências sem sair das suas próprias cidades. Bastaria formar um grupo no Myspace com moderador aplicado.

Moro há 16 anos em Maceió mas até hoje não tenho acesso ao acervo da biblioteca municipal, do arquivo público ou de pinacotecas locais, muito menos da discoteca do SESC, apesar de serem todos acervos consideráveis, o que visitas há anos me permitiram constatar. Será que não poderiam convidar, em troca de estágio talvez, estudantes de Sistemas de Informação e de Análise de Sistemas para informatizar o acervo e criar um portal para buscas? Será que os estudantes não poderiam levar seus currículos e oferecer o serviço em troca de declarações de estágio? Será que não já estão fazendo isso sem divulgar os resultados?

Para conhecer o texto de Dimenstein e outras experiências, pode clicar aqui.

Estou à disposição para publicar outras iniciativas, palpites, chutes, tentativas para formar "cidades inteligentes" no país.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...