Translate

sábado, 4 de julho de 2009

Nas bancas: "Fora Sarney" é pouco


”Edmar Moreira teve ato atentatório contra o decoro parlamentar, mas não incompatível com o decoro”

Moreira Mendes, deputado federal (PPS-RO), na votação do Conselho de Ética que, por 9 a 4, absolveu o colega, famoso por ser dono de um castelo avaliado em R$ 25 milhões. Edmar é acusado de justificar o uso da verba indenizatória com notas fiscais de suas próprias empresas



Não é preciso nos contentarmos com pouco. "Fora Sarney" é pensar pequeno. Na semana que começa, a Revista Época publicou uma pesquisa exclusiva em que parlamentares foram ouvidos sobre questões diversas. Reclamam que há intervenção demais do governo federal em seu trabalho. Mais: mais de 70% consideram que há corrupção, mas a maioria não considera que seja alta. A pesquisa deve ser guardada até as próximas eleições.

Quando as centenas de atos secretos do Senado já fediam, vimos que o buraco é, literalmente, mais embaixo. Havia acesso da sala da diretoria-geral do Senado a um quarto secreto: Jogo de luzes, cama, revistas e DVDs pornográficos, bisnaga de KY. A baixaria do Senado não tem fundo.

Pensemos em dois aspectos: uma reforma e os atos secretos. Não eram tão secretos para os senadores. Afinal, é impossível que não seja notada uma reforma num prédio qualquer. Há marteladas, serras, poeira levantada. Mais: é prédio público, monitorado por todos os lados. A rede de favores que protegeu a reforma não pode ser pequena. Vamos além. Grande parte dos atos secretos são reajustes salarias, transferências de funcionários, concessões de auxílios. Se aparece dinheiro a mais na sua conta bancária, é normal e sempre recomendado que você procure saber a natureza do dinheiro. Os senadores paladinos da moral não pensaram duas vezes, não contestaram, não se surpreenderam com servidores deslocados sem que o ato público que autorizava o deslocamento fosse conhecido, nada indignava. Como bem diz em seu blog Lúcia Hippólito: No Senado não há inocentes.

Então, algumas sugestões. Guardemos os dados da pesquisa publicada nesta semana. Arquivemos também os vídeos do Controle de Qualidade realizado pelo CQC. Deputados são questionados sobre manchetes de jornais e não apenas nada sabem como não se importam e exigem respeito à própria ignorância da realidade. A reportagem de capa mostra bem: o Congresso vai mal em sua representatividade, não apenas uma das suas Casas. Mais dicas virão nos próximos meses. É preciso nos prevenirmos para próximas eleições. Pouco deve mudar, porém pior é constatar que hoje a reflexão do senador Cristovam Buarque sobre se seria um favor à população fechar o Congresso não parece, infelizmente, ser algo tão absurdo.

Em seu blog, Lúcia Hippólito divulgou duas listas muito importantes, organizadas pelo jornalista Leonardo Colon, do Estado de São Paulo:

LISTA DOS SENADORES BENEFICIADOS POR ATOS SECRETOS

Aldemir Santana (DEM-DF)
Antonio Carlos Júnior (DEM-BA)
Augusto Botelho (PT-RR)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Delcídio Amaral (PT-MS)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Edison Lobão (PMDB-MA) licenciado para assumir ministério
Efraim Moraes (DEM-PB)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Fernando Collor (PTB-AL)
Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
Gilvam Borges (PMDB-AP)
Hélio Costa (PMDB-MG) licenciado para assumir ministério
João Tenório (PSDB-AL)
José Sarney (PMDB-AP)
Lobão Filho (PMDB-MA)
Lúcia Vania (PSDB-GO)
Magno Malta (PR-ES)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Maria do Carmo (DEM-SE)
Papaléo Paes (PSDB-AP)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roseana Sarney (PMDB-MA) renunciou para assumir o governo do Maranhão
Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
Serys Slhessarenko (PT-MT)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Wellington Salgado (PMDB-MG)

LISTA DOS SENADORES QUE ASSINARAM ATOS SECRETOS QUANDO INTEGRAVAM A MESA

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
César Borges (PR-BA)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Garibaldi Alves (PMDB-RN)
Heráclito Fortes (DEM-PI)
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
Paulo Paim (PT-RS)
Romeu Tuma (PTB-SP)
Tião Viana (PT-AC)

Com esses cuidados, guardando esses nomes e sabendo o que fazer com eles,
The Times They Are A-Changin'

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...