Translate

quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Sarney venceu"

Amanhã escreverei sobre este texto e outros aspectos do mesmo assunto.

Do
blog de Tico Santa Cruz:

Ca
ríssimo Presidente do Senado Excelentíssimo Imortal Sr. José Sarney,

Nós fracassamos.

Os jornais dizem que apenas 26 pessoas no Rio de Janeiro e cerca de 50 em São Paulo foram para as ruas pedir vosso afastamento do cargo. Alguns desdenham de nós. Devem ter razão.

Isso mostra que somos a minoria e como minoria numa democracia nos cabe reconhecer que o senhor tem o apoio dos outros milhões de brasileiros, muitos inclusive ridicularizaram nossa iniciativa e por conta disso creio que devamos entender que eles e vossos pares estão certos e que por conseguinte o Senhor deve seguir as orientações do Querido Presidente LULA e permanecer presidindo a casa.

Como cidadão reconheço que sem a força da população nas ruas, nós não temos moral para retirá-lo do poder. Outrora um então deputado do Rio Grande do Sul atestou que a opinião pública está se lixando para o que acontece no congresso. Ele está coberto de razão. A insatisfação virtual manifestada nos sites de relacionamentos como o próprio nome diz é virtual, ou seja, não reflete uma postura coerente com a realidade. A internet é sem dúvida uma excelente ferramenta de disseminação de informação, conhecimento e até indignação, mas num país de verdade devemos supor que tudo isso deva ultrapassar as telas do computador e o anonimato dos que se utilizam dela para que obtenha legitimidade e respeito. Penso que sim.

Como artista posso apenas insinuar que nossa classe tem outras prioridades.
Dessa maneira deixo registrado meu reconhecimento por nossa derrota. Para alguns um verdadeiro vexame. Segundo certos intelectuais o grupo que arriscou um #forasarney não passa de sub-celebridades querendo aparecer. Os intelectuais também devem ter razão. Articulistas, jornalistas, filósofos, gente de todos os quilates bradou em linhas certas vossos escárnios com a nossa intenção de ir para as ruas buscando adesões pelo Twitter. Site onde o Senhor deveria abrir uma conta o quanto antes para acompanhar o linchamento público daqueles que ousaram levantar a voz contra seu nome.

Por lá tentei um breve diálogo mais fui rapidamente reprimido e ridicularizado o que me fez tomar ciência de minhas limitações e partir para a solidão desta triste carta.
Deixo uma pequena lembrança apenas para registro futuro daqueles que participaram do ato. Um dia talvez tudo isso faça sentido e percebamos que não passamos de sonhadores e de que no fundo, na verdade, na real, somos apenas um grupo de iludidos.

Siga seu caminho ciente de que o povo está do seu lado.
Se eu estiver errado ou exagerando, me prove que não.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...