Translate

terça-feira, 9 de junho de 2009

O (Anti) Blog da Petrobras

A Petrobras provou nos últimos dias que não há corrupção apenas se há dinheiro ilícito envolvido. Ela corrompeu uma ideia nobre. Ao defender o contato direto com a sociedade por meio de um blog, "Fatos e Dados", corrompeu os fundamentos dos profissionais de Relações Públicas. Ela publicou as perguntas que a imprensa lhe dirigiu antes que fossem publicadas nos órgãos de imprensa.

Em vez de estimular o contato direto com a sociedade, o que muitas empresas fazem bem por meio de blogs e twittando, gerou um recurso para intimidação dos jornalistas, ao desqualificar a mediação da imprensa. Qualquer instituição que não respeita a liberdade de imprensa não respeita a democracia. Não dar oportunidade para a edição, para a análise jornalística do que fora dito pela empresa, é obrigar o órgão de imprensa a não publicar aquelas perguntas.

A Petrobras perdeu uma grande oportunidade para se expressar bem. Converteu em oportunidade para se manter calada. É melhor não ter um blog do que usá-lo para silenciar os outros.

Os blogs do Noblat e do Adrualdo levantaram interessantes reflexões sobre o assunto.

1 comentários:

Adrualdo Catão disse...

Amigo,

Valeu o texto e valeu a referência.

Abraços.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...