Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Notícias do Instituto Pólis

Abril

Pólis participa de 2a Conferência Internacional de Tecnologia Social

Cerca de 500 pessoas de dez países (Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, México, Moçambique, Peru, Uruguai e Venezuela), estiveram reunidas em Brasília, de 15 a 17 de abril para participar da 2a Conferência Internacional de Tecnologia Social e do Fórum Nacional de Tecnologia Social. Organizada pela Rede de Tecnologia Social (RTS) em conjunto com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), as atividades tiveram como objetivo estabelecer parâmetros para a viabilização das Tecnologias Sociais, integrando diferentes experiências internacionais e aprofundando a discussão conceitual sobre o tema. O Pólis esteve representado no evento, com a participação de Adriano Borges e Veridiana Negrini, do Pontão Temático de Convivência e Cultura de Paz. Em tempo: tecnologia social é uma metodologia, técnica ou produto que surge em processos de interação com a comunidade com o objetivo de apresentar soluções de transformação social.
Leia mais.

Unesco promove parceria e lança Biblioteca Digital Mundial

Foi lançado em 21 de abril, na sede da Unesco, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial, um site que oferece, gratuitamente, um acervo excepcional de livros, manuscritos e documentos sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo. O site da Biblioteca Digital Mundial funcionará em sete idiomas (árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo). O projeto, no qual participam a Unesco e outras 32 instituições associadas, foi desenvolvido por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e participam nele instituições da Arábia Saudita, Brasil, Egito, China, Estados Unidos, Rússia, França, Iraque, Israel, Japão, Grã-Bretanha, México e África do Sul, entre outros países. Acesse.

Maio

Le Monde Diplomatique Brasil: Saídas para a crise

Os efeitos da crise econômica que afeta todo o mundo já começam a aparecer: aumento da pobreza e do desemprego. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), apenas em 2009, mais de 50 milhões de pessoas irão perder seus postos de trabalho. Se as consequências já são sentidas, o que é possível fazer para se aproveitar o momento e promover transformações? A edição de maio do Le Monde Diplomatique Brasil apresenta textos sobre o assunto. Em Quo vadis capitalismus? O professor emérito da FFLCH-USP, Francisco de Oliveira fala sobre as possibilidades de reforma que podem ser feitas nesta crise da globalização.
Leia mais.

Faça parte do Conselho Municipal da Juventude (SP)

As inscrições para fazer parte do Conselho Municipal da Juventude já estão abertas. Serão eleitos 17 membros titulares e 17 suplentes por meio de votação direta em Assembléia Geral em 7 de junho, na ETEC Parque da Juventude das 10h às 16h. O objetivo do conselho é discutir políticas públicas para a juventude da cidade de São Paulo. Devem fazer inscrições tanto os candidatos ao conselho como os eleitores. Para os candidatos, as inscrições precisam ser realizadas pessoalmente na sede da Coordenadoria da Juventude até o dia 20 de maio. Já os eleitores devem fazer a inscrição online até 25 de maio. Veja como fazer .Os representantes da sociedade civil que quiserem se candidatar precisam ter título de eleitor; morar em São Paulo; não ser funcionário público ou estar ocupando cargo eletivo ou em comissão; representar os movimentos, associações, organizações da juventude ou entidades de apoio referendados pela Comissão Eleitoral; ter idade igual ou inferior a 29 anos no momento da postulação do cargo. A Coordenadoria da Juventude fica na Rua Líbero Badaró, nº 119 - 7º andar, Centro - SP. A inscrições devem ser feitas nos dias úteis, entre às 11h e às 18h horas.

AGENDA PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS

11º Encontro Estadual de Moradia Popular
A União dos Movimentos de Moradia (UMM) convida para o seu 11º Encontro Estadual. A atividade, que terá como tema Desafios e Implementação das Políticas Públicas de Habitação no Estado de São Paulo, é um momento de reflexão coletiva com todas as lideranças da UMM para avaliação e construção das prioridades e linhas de ação. A autogestão, o acesso à terra urbanizada para moradia, o plano estadual de habitação e os impactos do Programa Habitacional do governo federal no estado também serão abordados.
Data: de 15 a 17 de maio -
Local: Quadra do Sindicato dos Bancários - Rua Tabatinguera, 192 - Centro - São Paulo
Mais informações e inscrições: ummsp@uol.com.br ou fone 11 3825-5725.

Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas
A Cátedra Gestão de Cidades, da Universidade Metodista de São Paulo,irá realizar a segunda edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas (SIPPI). O encontro terá como tema: Políticas Públicas: participação, transparência e inclusão social e contará com a conferência da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Relatora Especial para o Direito a Moradia da ONU, Raquel Rolnik, e do Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fausto Cestari Filho. O seminário tem o objetivo de elaborar massa crítica para o apoio de projetos que visam a gestão de cidades, fortalecer o tecido social e apresentar pesquisas científicas que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas.
Data: 22 e 23 de maio
Local: Universidade Metodista de São Bernardo do Campo - Rua do Sacramento 230 - 09640-000, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP, Brasil
Informações e Inscrições

Fonte: Instituto Pólis

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...