Translate

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Boa e má notícia

Primeiro, a boa.

A Lei de Imprensa foi revogada. Não há mais crimes ligados à prática do jornalismo nem a possibilidade de prisão de jornalistas pelo exercício de sua profissão atingir poderosos (que era o real significado de alguns artigos da lei). Boa parte dos artigos já estavam suspensos, mas agora foi inteiramente revogada. E com debate no STF que merece ser estudado por ser uma aula de liberdade de expressão.

Infelizmente, a má.

O governo brasileiro adotou uma atitude de simbologia perversamente insensível. Num país de histórico descaso com políticas educacionais, abriu mão de uma vaga na direção-geral da Unicef, que lida com programas culturais e educacionais pelo mundo, em benefício de uma vaga na Organização Mundial de Comércio. Eram dois candidatos brasileiros à vaga na Unicef, sendo um deles já o diretor-geral adjunto do órgão e ex-presidente do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Márcio Barbosa. O outro é o senador Cristovam Buarque, voz isolada no Senado há anos defendendo a educação brasileira. Ambos têm prestígio, projetos significativos e bom lobby em defesa das candidaturas. Como observou Eliane Cantanhêde:

Temos um mês pela frente, portanto, para ver uma boa disputa e alguns socos e ponta-pés nos bastidores do governo. Jogar para o alto um organismo com a simbologia da Unesco, num país sempre tão atacado pela baixa qualidade do ensino (veja o Enem...), pode não ser uma boa idéia. E a turma preterida sabe muito bem como reagir quando é contrariada.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...