Translate

sábado, 11 de abril de 2009

Dicionário para cegos

Enviado pela Marta:

Dorina Nowill disponibiliza dicionário para deficientes visuais

Os deficientes visuais já podem fazer consultas rápidas ao dicionário. Inviável no modelo braille, devido a grande número de páginas necessárias, a Fundação Dorina Nowill para Cegos transcreveu o Michaellis - Dicionário prático da língua portuguesa, com 36 mil verbetes, para o formato LIDA -Livro Digital Acessível.

O LIDA é uma ferramenta inédita no mundo que permite ao usuário navegar pelo livro digitalizado. Para disponibilizar os textos nesse formato, os livros foram criptografados para garantir acesso somente ao deficiente cadastrado. "O usuário recebe senha pessoal, como garantia ao autor que cedeu os direitos gratuitamente, e faz a leitura por meio de um sistema de voz digital que emite em áudio as palavras escritas", ressalta o idealizador do projeto e diretor de Tecnologia da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Edgar Pinto Ferreira Filho.

Para obter uma cópia gratuita, basta o deficiente visual se cadastrar na Fundação Dorina Nowill para Cegos pelo e-mail lida@fundacaodorina.org.br. Com o cd e a senha, o livro pode ser acessado de qualquer computador com placa e caixa de som.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...