Translate

sábado, 7 de março de 2009

Uma Excomunhão Válida

O suposto arcebispo (suposto porque mostra em Olinda e Recife ser péssimo exemplo de líder espiritual) Dom José mostrou mais uma vez, na última semana, porque todos na minha terra sentem falta de Dom Hélder Câmara.

Estragou o Dia Internacional de muitas Mulheres, violentando a dignidade espiritual de várias pessoas ao ordenar a excomunhão de todos os envolvidos em salvar a vida de uma criança de 9 anos de idade que fora estuprada e havia engravidado, numa gravidez de óbvio risco. Garantia a morte do feto e da criança gestante, não tendo ainda seus órgãos desenvolvidos para sustentar um bebê. Mas Dom José apressou-se para punir rapidamente.

Se fosse Dom Hélder, teria visitado a criança, abençoado a mãe que tanto deve estar sofrendo com a situação da filha, perdoado a todos por qualquer falha formalmente segundo o Direito Canônico e deixado nas mãos do Judiciário os próximos acontecimentos. A CNBB, criada por Dom Hélder, mostrou bom senso. Protestou contra o crime de estupro praticado e lamentou as decisões sem devida prudência que foram tomadas. Saída diplomática: para uns, referia-se ao aborto; para outros, à fala do suposto arcebispo. Mas ele não ficou satisfeito com a oportunidade para ficar calado e anunciou (afinal por que ainda se dá tanta atenção para o que ele diz?) que retiraria a excomunhão daqueles que se mostrassem arrependidos.

Dom José foi irresponsável para além dos seus comentários desumanos. Ele esqueceu em que século estamos. Afinal, presumia que todos os envolvidos eram católicos, o que já não é mais tão fácil, como também presumiu que viver fora da Igreja Católica seja comparável a uma punição hoje em dia. Entendi porque ele age punindo em vez de ouvindo. Foi transportado da Inquisição, quando ou se era católico ou se era inimigo de Deus. Não faz mais sentido a pena de excomunhão hoje. A propósito, se católicos ouvissem padres regularmente não usariam camisinha, não acabariam com casamentos infelizes, enfim, o mundo seria ainda pior do que tem sido.

Por isso tudo, vai uma recomendação para a Igreja. Excomunguem Dom José. Seria um grande serviço aos católicos do Brasil.

2 comentários:

decaraparaodireito disse...

São fatos, Sérgio, como este que demonstram como os dogmas da Igreja Católica, enraizados na Idade Média, se afastam cada vez mais da complexa realidade social que vivemos. Poderiamos pedir a excomunhão dos representantes da Igreja que atearam várias pessoas inocentes na fogueira da Inquisição.
Grande Abraço
Rogério

Cássio Augusto disse...

Mais uma vez a Igreja mostra ser uma entidade fadada à falência moral e de credibilidade perante os seus próprios fiéis!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...