Translate

sexta-feira, 13 de março de 2009

MPF e as crianças

Boa notícia para as crianças (ainda que elas não concordem):

As representações brasileiras das redes de fast-food McDonald's, Burger King e Bob's foram advertidas pelo Ministério Público Federal sobre a venda de sanduíches acompanhados de brinquedos.

A recomendação, cujo não cumprimento poderá gerar ação civil pública, é a de que as empresas parem com essa prática (bastante rentável para as três lanchonetes e prestigiada por colecionadores).

Segundo anota a Revista da Semana, o MPF alega que a venda casada "estimula o consumo excessivo de alimentos com altos índices de sal e gordura e fere o Código de Direitos do Consumidor, que proíbe o uso calculado da fraqueza ou da ignorância do consumidor infantil".

Fonte: Universo HQ


Obs.: Normalmente, não gosto de momentos em que o Estado assume uma postura paternalista, decidindo o que é certo ou errado para mim ou para quem quer que seja. Contudo, diante do poder econômico das redes supra e da sua influência determinando o que uma criança entenderá como alimentação, tendo gordura e açúcar de lá como lembranças afetivas durante o restante da vida, o poder familiar terá dificuldades para enfrentar sem auxílio externo. A postura do MPF é sensata para contribuir para gerações futuras mais sadias.

1 comentários:

Adrualdo Catão disse...

Amigo, vou ficar apenas com a primeira parte do seu comentário "Normalmente, não gosto de momentos em que o Estado assume uma postura paternalista, decidindo o que é certo ou errado para mim ou para quem quer que seja".
Trata-se de mais um caso destes. Se eu fosse o dono da rede eu nem sequer levaria em consideração esta interferência. Ela com certeza é inconstitucional. Cabe aos pais a decisão sobre comprar ou não e não cabe ao Estado interferir na livre iniciativa sem uma razão concreta para temer danos à saúde. Sempre desconfio destas decisões paternalistas. Para mim, é só mais uma forma de autoritarismo com "boas intenções".
Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...