Translate

domingo, 29 de março de 2009

Entrevista na Gazeta

Fui entrevistado na última semana pela Gazetaweb. A reportagem foi publicada hoje. O assunto era muito interessante: a relação entre a educação formal e a gestão de políticos eleitos. Segundo a reportagem, apenas dez prefeitos de Alagoas têm nível superior.

De acordo com o que comentei ao jornalista, devido à generalização da baixa escolaridade entre prefeitos e vereadores no estado não há como administrar em termos técnicos os recursos federais que sistematicamente chegam. Municípios sem autonomia econômica perdem, assim, o que é quase toda sua receita. Nem mesmo o Fundo de Amparo aos Municípios conseguem manter. Para completar, os mesmos que assim agem não costumam conseguir ver as habilidades exigidas para seus cargos. Desse modo, consideram fácil e sem maiores implicações cercar-se de parentes em vez de especialistas nas áreas do conhecimento que faltem ao gestor.

Perguntaram para mim também se Lula seria exceção ou exemplo. Afirmei que em seu descaso à própria formação com tantos anos de mandato, nem mesmo antes de ser presidente tendo se preocupado em aprender sequer um idioma, conhecer melhor a geopolítica mundial para não cometer tantas gafes, é um grande exemplo a não ser seguido.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...