Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Para (sensação de) férias

Este recado vai especialmente para quem estiver de férias nesse mês de janeiro mas não vá passar as férias longe de casa. Vai também para quem trabalha ou estuda nesse mês mas quer se sentir descansando de alguma forma, já que o Brasil só funciona realmente depois do carnaval.

Primeiro, uma sugestão musical. Quem gostou ou quem não conseguiu ouvir o show de Djavan que esteve nesse blog no fim de ano, basta clicar abaixo. Esse show aconteceu alguns meses atrás, no Teatro Gustavo Leite, em Maceió. Foi apenas para músicos alagoanos no dia da música.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com



Como estarei em semiférias em janeiro, então tentarei assistir a um filme a cada dia (DVD, torrent, cinema, TV, tanto faz) para ter a sensação de descanso apesar do trabalho. Em janeiro do ano passado, deixei no blog uma lista de sugestões de filmes disponíveis on-line (sem violação de direito autoral). Para conferir, clique aqui.

Para uma ida à Europa sem sair de casa, recomendo A Décima Segunda Noite, de Luis Fernando Veríssimo. A propósito, recomendo até cola de prova escrita pelo LFV. A história se passa em Paris, acompanhando nessa época do ano em que estamos as vidas de brasileiros imigrantes. Tudo sob o ponto de vista de um papagaio, Henri, e baseado em Noite de Reis, de Shakespeare. Foi o último livro que li em 2008. Por vezes, dá vontade de não acompanhar mais a história para se concentrar na riqueza dos personagens, que são muitos!

Mário Prata (de quem leio até lista de compras de supermercado) brincou com a ideia de um vasto rol de personagens ao escrever seu primeiro romance policial, Sete de Paus. É possível se concentrar num longo quem-é-quem como se estivesse numa longa conversa entre amigos sobre a vida dos outros. A história é igualmente cosmopolita, mostrando dois policiais brasileiros rodando meio mundo para investigar um assassino que ataca em vários países, de quem não se sabe a nacionalidade, mas cujas vítimas são brasileiros aparentemente com apenas a gordura corporal em comum. Foi o penúltimo livro que li em 2008.

Adote uma BibliotecaAdote uma Biblioteca

Por fim, para me referir a um filme que ainda não sugeri antes, uma reflexão curiosa pode ser encontrada no documentário Zeitgeist. Trata-se de uma análise da suposta influência da Astrologia sobre símbolos cristãos. A tese defendida é de que as convenções do cristianismo, como a data do nascimento de Cristo, o número de apóstolos, entre outras seriam na verdade definições astrológicas. Se fizer parte das férias se afastar da realidade, o filme é uma diversão interessante, uma forma diferente de lidar com informações que estamos acostumados a ver sempre do mesmo modo. Entre O Código da Vinci e o ateismo raivoso após aproximadamente 40 minutos (são quase duas horas de duração), com referências históricas imprecisas e apressadas sem jamais indicar as fontes, serve como mais uma teoria protoconspiratória ou (como preferi ver) mais uma interpretação do cristianismo, um bom documentário para as férias, pois não deve ser levado muito a sério. Assisti meia hora, pulei várias partes, avancei, parei, parecia não ter perdido nada. Além de tudo, ele está disponível online; pode ser assistido aqui.

5 comentários:

decaraparaodireito disse...

Grande Sérgio, adorei as dicas, até mesmo porque estou de férias. Mais o melhor de tudo, foi o chapéu.
Abraço
Rogério

Sérgio Coutinho disse...

Que bom que gostou do chapéu! É de guerreiro legítimo, de um mestre de Chã de Bebedouro. Os óculos e a barba dão a fusão de folguedos, entre o guerreiro e o maracatu rural.

Isolda disse...

Sérgio, que o seu descanso de férias lhe alimente de inspirações.

Beijocas... e um 2009 pra lá de 2008.

Isolda.

luzdeluma disse...

Bom descanso, Sérgio!! As indicações são ótimas e acrescento a segunda parte do filme Zeitgeist que fala particularmente da globalização e da manipulação das grandes empresas. Na verdade o filme é um aglomerado de teorias conspiratórias, muito bom para refletir!! Beijus

Cássio Augusto disse...

Olá companheiro... acho que tbém estou em semiférias. Lendo um pouco, vendo filmes (ontem assisti o excelente "CRISIS") e saindo com os amigos, mas vi ontem a série Maysa e acho que vai me tomar alguns minutos da minha folga. abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...