Translate

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

Nesse Dia da Consciência Negra, paremos para refletir sobre o que tem sido feito em nome da geração dessa consciência étnica.

O Estado brasileiro exige que o Ensino Médio ensine a história e cultura negra. Contudo, impôs às escolas essa medida sem medidas simultâneas sobre a formação de professores que possam lecionar esse conteúdo (pode estar dentro de outras disciplinas) nem capacitar os professores que já estivessem lecionando. Nem mesmo se sabe o que deva constar na maioria dos currículos.

Os estudantes de programas de cotas nas universidades públicas passaram a contar com bolsas para garantir a permanência nas universidades. Desse modo, a percepção de que as cotas são para negros pobres teve maior importância. Mesmo assim, para a máxima distribuição de vagas por classes e grupos étnicos, tem prevalecido nas universidades destinar 50% das vagas para egressos de escolas públicas. Se será um ano do ensino médio ou todo o ensino médio, o que fazer nos casos de supletivos, continuam sendo mistérios para a maioria das situações.

Por fim, já que tanto se fala em Obama nessa data, será que um negro advogado, político, que ganhou US$ 10 milhões com seus livros nos últimos dois anos, seria visto como negro no Brasil, ou seria objeto de rápido "branqueamento" social?

Feliz Dia da Consciência Negra para todos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...