Translate

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day & Dia dos Professores





Hoje é o Blog Action Day, esforço mundial de blogueiros para escrever sobre o combate à pobreza. É curioso que coincida no Brasil com o Dia dos Professores, categoria com histórica defasagem salarial.

Não importam às políticas públicas que cada ano de estudo a mais tenha um acréscimo significativo na renda familiar, nem que seja direta a associação entre redução da violência e aumento do tempo de estudo. O investimento nacional em pesquisa continua abaixo dos 3% do Orçamento da União.

Ainda somos uma nação com dificuldade para pensar. Logo, nosso afastamento da esperança iluminista, vinda da razão e da primazia do que seja propriamente humano, aproxima nosso povo do medo, das superstições e do isolamento. Isolados, quem não fizer parte do grupo será mais do que um estranho, será uma ameaça.

Combater a pobreza não significa, como tem sido feito pelo capitalismo, combater os próprios pobres, achatando suas rendas e dignidades, mas combater o pensamento miserável, escravo do momento em que se vive sem perspectivas de transformação do próprio mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...