Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Blog da Adriana Carranca

A jornalista Adriana Carranca (foto à direita) tem um blog muito bem afinado com este, o Pelo Mundo. Jornalista do Estado de São Paulo e Mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics, traz continuamente sugestões valiosas para ações coletivas visando a um mundo justo. Um exemplo é o post deixado ontem sobre as eleições municipais, que reproduzo abaixo (com autorização da Adriana). Poderão encontrar links para outros textos da Adriana à direita do blog.

A quantidade de iniciativas para qualificar o voto nas Eleições 2008 são um sinal mais claro e positivo do amadurecimento do processo democrático no Brasil. Aqui, algumas delas:

Na página Vereador Digital, disponível no portal estadao.com.br, traça o
perfil dos 1094 candidatos às 55 cadeiras da Câmara registrados no TRE. Os eleitores podem conhecer seu candidato acessando as entrevistas feitas com eles em vídeos de três minutos. O projeto também responde à pergunta, importantíssima: o que faz um vereador?

*

A cartilha Voto Responsável, do Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, além de trazer um histórico do processo eleitoral no Brasil, dá dicas valiosas de como escolher seu candidato. Coisas como ficar de olho no histórico dos candidatos e na viabilidade de suas propostas. Mais do que isso, o material ensina a identificar práticas ilegais dos candidatos, como o que configura "compra de voto", que o eleitor pode denunciar ao Ministério Público Eleitoral de sua região. Em São Paulo, o eleitor pode fazer a denúncia no site Tribunal Regional Eleitoral(TRE). O Comitê 9.840 também recebe denúncias pelo 0800-6007400 e encaminha aos órgãos competentes.

Traz, ainda, uma lista de locais onde buscar mais informações sobre os candidatos:

Tribunal Superior Eleitoral
Portal Câmara dos Deputados
Senado Federal
Transparência Brasil
Às Claras
Deu no Jornal
Contas Abertas
Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Congresso em Foco
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)
Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS)
Centro Feminista de Estudo e Assessoria (CFEMEA)

*

O Guia do Eleitor Cidadão, do Tribunal Superior Eleitoral, explica as atribuições de prefeitos e vereadores, o que é permitido e o que é proibido nas campanhas, restrições na propaganda e outros crimes eleitorais e um bom guia de como fiscalizar os eleitos.

*

O Movimento Nossa São Paulo reuniu uma lista de 1.500 propostas para uma cidade justa e sustentável da sociedade civil para serem adotadas pelo prefeito eleito.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...