Translate

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mensagem da AVAAZ sobre as Olimpíadas

Antes mesmo de começar, as Olimpíadas de Pequim já causaram muita polêmica, principalmente por causa da situação do Tibete. As pessoas ainda não sabem o que pensar da China: um vilão dos direitos humanos ou um emergente esforçado? Esse é um momento que deveria celebrar a união dos povos, e o povo chinês merece essa oportunidade, porém o governo chinês ainda está deixando muito a desejar no campo da política internacional. A China ainda não se abriu para um diálogo significativo com o Dalai Lama, nem mudou sua atitude em relação à Birmânia (Myanmar), Darfur ou outros assuntos importantes.

Os chineses mais radicais só estão piorando a situação, dizendo que o ativismo nas Olimpíadas é antichinês e antiolímpico. Nós não podemos ficar calados, mas também não podemos deixar que os nossos esforços sejam usados como argumentos para nacionalistas preconceituosos. Por isso nossa reação é uma ação positiva, alinhada aos ensinamentos do Dalai Lama, que celebra o espírito olímpico, a união dos povos e a amizade: o aperto de mãos.

Nosso aperto de mãos global começou em Londres, onde milhares de pessoas formaram uma fila gigante para passar o aperto de mão do Dalai Lama até a Embaixada Chinesa. Este aperto de mãos está agora ganhando a Internet, através da qual passará por todos os continentes até chegar a Pequim. Com este aperto de mãos vamos levar uma mensagem poderosa: demandar um comprometimento de TODOS os nossos governos nos pontos onde eles mais falharam, seja Tibete, Iraque, Birmânia ou qualquer outro lugar do planeta. Essa iniciativa será divulgada em Hong Kong e outras capitais do mundo. Portanto, ajude-nos a crescer: encaminhe esse email para seus amigos. Clique abaixo para ver como o aperto de mãos global começou, depois veja por que países ele já passou e assine essa corrente mundial.

http://www.avaaz.org/po/handshake

As Olimpíadas representam uma mensagem muito bonita de confraternização e paz. Porém queremos ter certeza de que isso é mais do que um slogan bonito, de que realmente há um esforço dos nossos governantes em solucionar crises e conflitos globais. Queremos que os direitos humanos não sejam esquecidos, nem durante nem depois do fim das Olimpíadas de Pequim. Justamente por isso estamos enviando nossa mensagem: um desafio sério, porém positivo e respeitoso.

Quanto mais pessoas participarem do aperto de mãos global, mais forte será nossa mensagem quando ela chegar à imprensa chinesa e internacional. Por isso, encaminhe esse email para seus amigos com um recado pessoal, incentivando-os a participar. 'Um Mundo, Um Sonho', o slogan das Olimpíadas de Pequim é um ideal que vai muito além dos Jogos Olímpicos - e ele pertence a todos nós.



Respeitosamente,

Paul, Ricken, Ben, Milena, Graziela, Iain, Pascal, Veronique e toda a equipe Avaaz

P.S. Se você quiser, envie sua foto de aperto de mão para handshake@avaaz.org

SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa 'voz' em várias línguas européias e asiáticas.


Grato a Andrea por encaminhar para mim o conteúdo desta mensagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...