Translate

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Dê carona

Das faculdades onde ensino, uma delas oferece estacionamento aos professores, outra tem projeto para oferecer estacionamento para todos a médio prazo e uma terceira já o oferece com limitações. Nesta semana, na faculdade onde ensino há menos tempo, o responsável pelo estacionamento avisou que quando eu não tivesse vaga no estacionamento reservado um manobrista estacionaria meu carro em segurança em alguma rua próxima. Contudo, instantes depois um aluno foi avisado que aquele mesmo estacionamento estava lotado.

Inconformado com a diferença de tratamento, ouvi o centro acadêmico local apresentar suas atividades em sala avisando que contestam a mensalidade, contestam a estrutura inteira do prédio, contestam o ensino pago mas não conseguem sequer ter sala própria assegurada nem fazer eleições regulares com tranquilidade. Comecemos, então, por iniciativas menores e de mais simples execução.

Fica aqui uma sugestão simples para o movimento estudantil, para gestores de cursos, para todos que lidam com o ensino privado. Por que não aderir à carona solidária? Bastaria que os interessados contassem com um cadastro onde poderiam informar o bairro onde moram para deixar em casa quem estiver pelo caminho. Afinal, mesmo onde há estacionamento para todos assegurado pela instituição, as ruas próximas ficam lotadas de carros no começo e no final das aulas.

A Revista Vida Simples deste mês divulga um ótimo exemplo. O Projeto MelhorAr é um programa de carona corporativa. As pessoas que têm uma empresa em comum informam seu percurso diário e o sistema identifica quem mora por perto entre os cadastrados. A adesão das empresas e instituições é gratuita.

Seguem outros três programas divulgados no site da revista que podem servir como modelos para iniciativas locais:

Mutirão da Carona
Caronas Unicamp
Ride Amigos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...