Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Certificação e Proficiência em Libras (AL)

A UFAL será uma das aplicadoras do Prolibras (exame nacional para a certificação de proficiência em LIBRAS). O Prolibras é um programa promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido por instituições de ensino superior – IES, que tem por objetivo viabilizar a Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras.

Os certificados obtidos por meio deste exame nacional poderão ser aceitos por instituições de ensino superior – IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação dessa língua. As inscrições para o Prolibras 2008 estão abertas no período de 22/07 a 21/08/08 no site www.prolibras.ufsc.br.

As provas serão realizadas em todos os estados da federação e no Distrito Federal e serão compostas de duas etapas. A primeira etapa será uma prova objetiva a ser realizada no dia 28 de setembro de 2008 e a segunda etapa, prova prática, a ser realizada entre 30 de setembro e 03 de outubro de 2008.


Fonte: UFAL


Obs.: Ainda falta que a Plataforma Lattes do CNPq reconheça Libras como idioma. Segundo o CNPq demonstra no seu cadastro de currículos, seus dirigentes pressupõem que não existam pesquisadores surdos e aqueles que conhecem a linguagem dos sinais não devam ter esta formação levada a sério. Eis um desafio para certificadores em Libras e para todos do Prolibras.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...