Translate

terça-feira, 1 de julho de 2008

Prêmio Empreendedor Social

Começaram hoje as inscrições para a edição 2008 do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo. Seguem as informações divulgadas pelo jornal:


As inscrições para o prêmio "Empreendedor Social 2008", parceria da Folha com a Fundação Schwab, têm início hoje e se encerram no dia 10 de agosto. Em sua quarta edição no Brasil, o concurso identifica e premia líderes de organizações ou empresas que alcançaram soluções para problemas sociais com uma abordagem inovadora e de maneira replicável.

O vencedor de 2008 fará parte da rede mundial de "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab. Isso significa acesso a benefícios especiais, como serviço de consultoria internacional gratuito e bolsas de estudo em instituições de primeira linha como Harvard Business School, nos EUA, e Insead, na França. Também será convidado a participar da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, caso atenda a critérios como falar inglês fluentemente, entre outros.

Neste ano, alguns dos benefícios serão estendidos para o segundo e o terceiro colocados: eles participarão, com despesas pagas de transporte e hospedagem, da reunião regional do Fórum Econômico Mundial, prevista para ocorrer em abril de 2009, no Rio de Janeiro. Além disso, poderão integrar o Fórum dos Jovens Líderes Globais, caso tenham menos de 40 anos de idade. Todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha em um caderno de circulação nacional.

Para estar entre os selecionados, é essencial atender aos critérios mais relevantes do prêmio: inovação, sustentabilidade e impacto social direto. Serão levados em consideração também a abrangência e o efeito multiplicador do projeto.

"O bom candidato traz uma idéia efetiva para lutar contra a pobreza ou resolver um problema social ou ambiental. Já o candidato de excelência com grandes chances de ser finalista se mostra capaz de levar essa idéia a uma escala nacional, além de encontrar meios sustentáveis de gerar receita", descreve Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab.

Não há restrições a empresas com fins lucrativos, desde que predomine o esforço para a criação de avanços sociais. Já organizações governamentais não serão consideradas, assim como entidades intermediárias, instituições de pesquisa e fundações que busquem criar valor social por meio da oferta de suporte financeiro ou técnico a grupos comunitários.

Após análise dos formulários inscritos na primeira fase, os candidatos classificados para a segunda etapa serão convidados a enviar documentos que comprovem a veracidade dos dados. O material será analisado pela Folha e pela empresa de verificação, testes e certificações SGS, apoiadora do prêmio.

Os selecionados nessa fase poderão ser visitados pela organização. Em seguida, passarão pelo crivo de um júri composto de membros dos setores acadêmico, público e empresarial, que escolherá o Empreendedor Social 2008. O vencedor será conhecido em evento previsto para dezembro.

"O júri costuma eleger vencedores ligados a problemas específicos dos respectivos países", ressalta Schoening, da Fundação Schwab. Com sede em Genebra e organização-irmã do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a entidade identifica e promove modelos de empreendedorismo social em mais de 20 países.

Em todos eles, a Fundação Schwab escolhe uma empresa de mídia como parceira-chave. No Brasil, a Folha exerce esse papel com exclusividade desde a criação do prêmio, em 2005.

O concurso tem ainda apoio do Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor) e do portal de conteúdo UOL.

No ano passado, o educador Tião Rocha, 59, foi eleito o vencedor do prêmio. O mineiro, que concorreu com outros 349 candidatos, é mentor do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), organização que promove educação popular e desenvolvimento comunitário com uso de brincadeiras, música, teatro e cursos.

PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL
www.uol.com.br/empreendedorsocial
e-mail: brasil@schwabfound.org

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...