Translate

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Teatro do Oprimido em Alagoas, Sergipe e Pernambuco

Deu na Gazeta de Alagoas:

Teatro do oprimido: peça mostra resultado de curso

Com Ascom Sesc

Os resultados da primeira etapa de produção da Fábrica de Teatro Popular em Alagoas serão apresentados ao grande público em evento gratuito, nesta sexta-feira, dia 16 de Maio, às 16h, no Sesc Centro, com apresentação de espetáculo de Teatro-Fórum. A inauguração é iniciativa do Centro de Teatro do Oprimido, que tem sede no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, atua no estado. O Sesc-AL é parceiro do projeto que conta com patrocínio da Petrobras, através do Mecenato, Ministério da Cultura.

A primeira etapa de formação de Multiplicadores do Método de Augusto Boal, para representantes de Grupos Culturais, Pontos de Cultura e Movimentos Sociais, teve início dia 12, no Sesc Guaxuma, em Maceió, e representa o marco de abertura da Fábrica.

O projeto Fábrica de Teatro Popular – Nordeste acontece simultaneamente em Sergipe e Pernambuco e pretende oferecer um programa de formação de Multiplicadores de Teatro do Oprimido para instituições e grupos interessados em conhecer e utilizar este Método Teatral.

Com quase quatro décadas de existência, praticado em cerca de 70 países, por todo o mundo, e em 19 estados brasileiros, o Teatro do Oprimido tem ajudado grupos a refletirem sobre suas realidades locais e a buscarem alternativas de solução através do Diálogo Teatral com a sociedade.

A instalação da Fábrica de Teatro Popular – Nordeste, em Maceió, facilitará o acesso de dezenas de Organizações a este Método Teatral, lúdico e atraente, de fácil aplicação, com potenciais extraordinários de multiplicação, que não exige custos altos de investimento e alcança resultados eficientes. O Teatro do Oprimido é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de programas sócio-culturais em áreas com recursos escassos.

2 comentários:

Marcos França disse...

Prezado Sérgio, primeiramente queria reverenciá-lo pelo ótimo Blog. Muito bom. Gostaria de saber se o meu blog (http://culturanordestina.blogspot.com/) poderia fazer parte desta rica seleção de links que se encontra no seu? Trata-se de um blog voltado a divulgar os diversos ramos de nossa cultura popular nordestina. De antemão já agradeço a atenção. Aguardo retorno. Obrigado.

Caroline Grava disse...

Aqui em Santo André (SP), o Teatro do Oprimido é uma experiência muito bem sucedida e apoiada pela Prefeitura.
Tomara que dê certo por aí tb!
Abs,
Caroline

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...