Translate

domingo, 13 de abril de 2008

Notícias populares

CULTURA PERIFÉRICA
Cultura, consciência e transformação
A cada dia fica mais claro que a produção simbólica articula comunidades, produz movimento, desperta rebeldias e inventa futuros. Mas a relação entre cultura e transformação social é muito mais profunda que a vã filosofia dos que se apressam a "politizar as rodas de samba"... (Por Eleilson Leite)

Segundo Seminário do Rio Democracia

Concurso premia músicos ligados a rádios populares

Criar Brasil promove o II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio. A proposta é incentivar novos talentos e promover uma reflexão sore a cidadania a partir da realidade das diversas regiões do Brasil


8ª Mostra Taguatinga - inscrições até 11 de abril

Estão abertas as inscrições para a 8ª Mostra Taguatinga – Festival de Cinema e Video. O Fórum de Experiências Populares em Audiovisual, FEPA, se reúne no evento, que acontece de 27 de maio a 1º de junho


Mobilizações do dia 1º de abril em todo o país

No dia 1º de abril, movimentos sociais e organizações civis de todo o país se mobilizaram pelo “Dia da Mentira do Governo e da Verdade do Povo”. Na Bahia, mais de 500 pessoas ligadas a organizações populares, comunidades tradicionais e paróquias ocuparam a prefeitura de Casa Nova. Em Salvador, a concentração aconteceu na Praça da Piedade, com o lançamento do relatório de Direitos Humanos e do filme “Além do Jejum”. No estado do Sergipe, centenas de manifestantes bloquearam a ponte que liga os municípios de Propriá e Penedo (AL). Em Minas Gerais, a ponte entre os municípios de Pirapora e Buritizeiro também foi interditada pelos manifestantes por cerca de 3 horas. Em Belo Horizonte, a mobilização aconteceu na Praça Sete, com a realização de um ato público. No Piauí, as pessoas se mobilizaram denunciando as mentiras do governo federal e distribuindo panfletos informativos. As manifestações em São Paulo tiveram início com a visita do bispo Luis Flávio Cappio a uma ocupação ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). (fonte: Articulação São Francisco Vivo)

Entidades formulam Agenda de Ações para a gestão dos resíduos sólidos em SP

Apresentar propostas para a gestão dos resíduos sólidos na cidade de São Paulo, em mais específico, criar políticas públicas de coleta seletiva com a inclusão de catadores e catadoras. Este é o objetivo da Agenda de Ações 2008, um documento construído a partir dos debates realizados durante o encontro Política Pública de Coleta Seletiva com Integração dos Catadores, realizado em novembro no Instituto Pólis. O documento apresenta diretrizes, ações e estratégias que têm o objetivo de abrir o debate de forma ampla junto aos candidatos à prefeitura de São Paulo e à Câmara Municipal.
Leia mais.

Fontes: Instituto Pólis; CPT; Le Monde Diplomatique e Observatório de Favelas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...