Translate

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sorriso de Plantão na UFAL

O projeto de extensão Sorriso de Plantão está com inscrições abertas para renovação da equipe de “doutores palhaços” até o próximo dia 14 de março. Criado em 2001, o projeto tem contribuído de forma significante para que crianças internadas no Hospital Universitário da Ufal consigam uma recuperação mais rápida e uma melhor resposta ao tratamento médico. Com superdoses de alegria, esses doutores especiais - caracterizados de palhaço - conseguem passar aos pacientes pequeninos uma nova visão do ambiente hospitalar, familiarizando-os com instrumentos médicos e situações próprias ao confinamento nas enfermarias.

A equipe do Sorriso de Plantão comparece ao hospital todos os sábados, quando interage com as crianças e seus acompanhantes utilizando a leitura e interpretação de estórias infantis, o uso de fantoches, estimulação à leitura, pintura, música, adaptação de datas comemorativas, orientações sobre educação e várias artes. Brincando, os “doutores” apresentam aos pacientes os instrumentos normalmente utilizados pela equipe médica, como estetoscópios, e explicam sobre o tratamento a que são submetidos. As crianças internadas no Hospital Universitário normalmente são portadoras de patologias que exigem tratamentos mais longos.

Segundo a coordenadora do projeto, dra. Flávia Amália Monteiro de Castro Costa, ou doutora Fofuxa, a resposta das crianças e adultos à equipe é “altamente positiva”. As crianças chegam a repreender os palhaços, se há algum atraso nas visitas. “A expectativa deles com a chegada dos doutores palhaços é grande.

Os interessados em participar da equipe, que tem por orientador o médico Cláudio Soriano e a colaboração da psicanalista Marione Cortez, deve entrar em contato com os seguintes integrantes do Sorriso de Plantão: Flávia, no Hospital Universitário, pelo celular 8816-0746; Thyara, na Ufal, pelo 8836-0950; Manuela, no CCBI, pelo 9992-5177 e Maria Helena, na Uncisal, no 8848-9656. Universitários de qualquer curso e faculdade podem integrar o projeto.

É necessário, também, dispor dos seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade e do comprovante de matrícula, cartão de vacinação atualizado, uma foto 3x4 e uma caixa de lápis de cor. Mais informações sobre o projeto de extensão no endereço eletrônico www.sorrisodeplantao.blogger.com.br.

Fonte: UFAL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...