Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Mais Diplô em Janeiro

ALTERNATIVAS

Um pacto para salvar o planeta
Uma das pensadoras que iniciaram a denúncia do neoliberalismo, nos anos 90, sugere alternativa contra o aquecimento global. Para ela, só a sociedade civil pode evitar a catástrofe climática — mas é preciso envolver governos e até empresas, num projeto que recupera idéias do keynesianismo (Por Susan George)


HISTÓRIA
Fogo sobre o Camboja Novas informações revelam: bombardeios dos EUA sobre o país, entre 1965 e 73, foram cinco vezes mais intensos que se supunha, e possivelmente os mais pesados da História. Brutalidade entregou população ao extremismo genocida do Khmer Vermelho — presságio do que pode ocorrer no Iraque (Por Ben Kiernan e Taylor Owen)


OUTROS CINEMAS
California Dreamin' e os absurdos do poder Premiado em Cannes, filme de Cristian Nemescu serve-se da comédia e do absurdo para revelar impasses da autoridade, impotência oculta do militarismo e limites de certas resistências. Mesmo inconclusa, por morte do diretor, obra revela ascensão do novo cinema romeno (Por Bruno Carmelo)


ECOLOGIA URBANA
Ilusões do ambientalismo de mercado Uma das bases em que se apóia o Protocolo de Kyoto é tentar reduzir as emissões de CO2 impondo penalidades monetárias aos países e agentes poluidores. Mas bastam alguns cálculos simples para revelar a ilusão de tal fórmula (Por Manoel Neto e Flávio Shirahige)


RESPONSABILIDADE.COM
Aquecimento, corais e desbeleza Entidade propõe declarar 2008 o Ano Internacional dos Recifes de Coral. Ameaçadas pela devastação dos mares e alta das temperaturas, formações podem desaparecer. Coluna debate ainda: energia limpa, reflorestamento, Forte de Copacabana, papais-noéis e muito mais (Por Luiz André Ferreira)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...