Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Diplô em Janeiro

Faça você mesmo!

Por meio da cultura, jovens das periferias brasileiras fazem uma revolução. Um panorama da produção independente nas quebradas das metrópoles: como a arte criada fora da indústria cultural subverte a mercantilização e controle do conhecimento, marcas do capitalismo (Por Eleílson Leite)

Algo de novo na OMC Sob pressão dos países do Sul e da sociedade civil, a Organização Mundial do Comércio adota decisões que há alguns anos seriam impensáveis. Mas falta muito, para que os direitos humanos sejam considerados um valor mais importante que as trocas e os lucros (Por Monique Chemillier-Gendrau)

E a África disse não Surpresa: numa conferência em Lisboa, o continente excluído rechaça os acordos de "livre" comércio oferecidos pela Europa. Atitude pode sinalizar nova postura africana, avessa aos "ajustes estruturais" e políticas da humilhação perpétua (Por Ignacio Ramonet)

Encontro com a guerrilha curda Um repórter do Diplô visita, na fronteira da Turquia com o Iraque, um acampamento do PKK – um dos grupos que luta por um país independente para os curdos. Conhecidos há 5 mil anos, mas dispersos desde a I Guerra entre quatro países, eles são 30 milhões – o maior povo sem pátria do planeta (Por Olivier Piot)

1 comentários:

Mário disse...

"num arroubo de orgulho e revolta, a África - que alguns acreditavam submetida, porque empobrecida, disse não." (Le Monde Diplomatique Brasil)

Estão orgulhosos de quê? Revoltados com o quê? Nova postura africana? O que a "arrogante Europa" tem a ver com a violência no Quênia e os genocídios do Sudão?

Os africanos são santos que perderam direito ao paraíso por conta da sedução do demônio europeu?

Não. A resolução dos problemas da África está na mão dos próprios africanos e susa mazelas devem-se às suas próprias escolhas. O caos é resultado de governo corruptos num continente marcado pela rivalidade tribal e pela fraqueza das instituições democráticas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...