Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Dia 26: Dia de Ação Global

Extraído do Boletim do Fórum Social Mundial


Participe do Dia de Ação Global e construa a memória coletiva desta jornada.


No próximo sábado, dia 26 de janeiro, milhões de pessoas de todo o mundo estarão juntas em mais de 700 atividades que acontecerão em mais de 80 países.

Trata-se do Dia de Mobilização e Ação Global: uma jornada internacional para mostrar que o mundo pode ser um lugar sem guerras, patriarcado, destruição ambiental, pobreza, militarismo, privatização de espaços e recursos públicos, imperialismo, violações de direitos humanos, restrição de liberdade de expressão e qualquer tipo de opressão.

No item 6 deste boletim, você encontra uma lista de países e ações em todo o planeta. Procure por atividades na sua cidade e participe!

Além de participar das ações ao redor do planeta, é fundamental construir a memória coletiva deste processo:

- Use o site www.wsf2008.net para publicar imagens, vídeos, arquivos de áudio, notícias e páginas colaborativas em formato wiki. Os conteúdos multimídia podem ser adicionados por qualquer participante dentro dos Espaços de Ação. Convide os seus amigos para participar e construir esta memória coletiva.

- Publique notícias sobre a sua ação: entre no site www.wsf2008.net, vá até o seu Espaço de Ação, selecione 'Criar notícia'. Conte ao mundo o que aconteceu durante a sua ação, quantas pessoas participaram, as atividades que foram realizadas ou qualquer outra notícia que você deseje compartilhar. Todas as notícias criadas dentro dos Espaços de Ação são publicadas também na seção 'Ultimas Notícias'.

- Use o seu Espaço de Ação para publicar panfletos, cartazes, imagens, fotos, links para blogues e sites sobre a ações que desejar.

- Ajude a construir o 'clipping' de notícias sobre o FSM 2008: publique no seu espaço de ação e envie para media@wsf2008.net os artigos de jornal, gravações de rádio, matérias de televisão e outras notícias produzidas sobre o Dia de Ação Global.


2) O site WSFTV.net está online para os vídeos sobre o Dia de Ação Global

O site www.wsftv.net já está online e será a principal referência para publicar e assistir vídeos sobre o Fórum Social Mundial de 2008. Será a memória audiovisual deste processo mundial.

Faça o seu vídeo mostrando o que aconteceu durante o Dia de Mobilização e Ação Global na sua cidade e envie para o www.wsftv.net. Recomendamos que o vídeo tenha duração máxima de 10 minutos.

- Para enviar os vídeos para o www.wsftv.net é necessário fazer um cadastro específico no site (mesmo que você já tenha se cadastrado no www.wsf2008.net).

- Depois de entrar com o seu nome de usuário e senha, clique no botão 'publish' (lado esquerdo da tela). Siga as instruções e envie o seu vídeo.

- Vídeos em alta resolução (formatos 'mpeg2' or 'mpeg4') podem ser enviados através do serviço de FTP (escreva para video@wsf2008.net e solicite o endereço do FTP e a senha).

- Dúvidas ou requisições especiais sobre vídeos devem ser enviadas através do email video@wsf2008.net.


3) Forumderadio.fm está online para os arquivos de áudio

Além de publicar os arquivos de áudio dentro dos Espaços de Ação no site www.wsf2008.net, produtores de rádio podem visitar o site www.forumderadio.fm para enviar seus conteúdos. O forumderadio.fm é um espaço de rádios que participam do Fórum Social Mundial Seu objetivo é ser um ponto de convergência de todos os atores sociais envolvidos no processo do FSM.



4) Transmissões ao vivo de áudio e video pela internet usando a tecnologia de streaming

Se a sua ação vai acontecer em um local onde é possível se conectar à internet ou se você possui uma boa conexão móvel de internet e uma câmera de vídeo (ou webcam) e microfone, você é capaz de transmitir imagens e sons ao vivo para todo o mundo.

Esta tecnologia é chamada de 'streaming ao vivo' e existem diversas maneiras de utilizá-la (pode ser um site que hospede a sua transmissão ou um software específico, como o VLC).

Se você planeja transmitir imagens e/ou áudio ao vivo das ações que acontecerão na sua cidade, utilizando qualquer tecnologia de 'streaming', por favor escreva para media@wsf2008.net informando: 1) o endereço de internet onde o seu streaming estará disponível, 2) uma pequena descrição da ação que pretende cobrir (incluindo o nome da cidade), 3) o horário previsto para a sua transmissão (se possível, em formato GMT).

Os endereços coletados serão publicados na página de streamings do FSM (http://wsf2008.net/pt-br/node/4855), fazendo com que as imangens e sons transmitidos por você estejam disponíveis para o mundo inteiro.


5) Intercomunicação: uma forma simples e efetiva de conectar pessoas e organizações de todo o mundo.

Quando o Fórum Social Mundial acontece como evento (como em Porto Alegre, Mumbai ou Nairobi), as pessoas se encontram em todos os lugares e podem conversar em espaços 'reais'. Em um Dia de Ação Global, quando mais de 700 ações estão programadas para acontecer em todo o mundo, cresce a necessidade da comunicação superar as distâncias físicas.

Uma forma de superar as distâncias são os programas de mensagens instantâneas que permitem o envio e recebimento de áudio e vídeo. Uma iniciativa de intercomunicação já existe dentro das ações do Fórum.

Veja os contatos de alguns participantes desta iniciativa em http://www.wsf2008.net/eng/node/4637. Se você tem um computador com internet, webcam e um vídeoprojetor para exibir a imagem em uma tela ou parede (para que mais pessoas possam ver), você poderá também participar de videoconferências. Para saber como, visite http://www.wsf2008.net/eng/node/2219 ou escreva para intercommunication@wsf2008.net

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...