Translate

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Prêmio Renildo José dos Santos de Direitos Humanos

Neste momento está ocorrendo a entrega do Prêmio Renildo José dos Santos de Direitos Humanos, instituído em março de 2001 pelo Grupo Gay de Alagoas, em parceira com o Fórum Permanente Contra a Violência e a Articulação de Jovens de Alagoas, em sua sétima edição, no plenário da Câmara Municipal, abrindo a Semana Estadual dos Direitos Humanos.

Criado com a finalidade de instituir memorial ao ex-vereador Renildo José dos Santos, barbaramente esquartejado e assassinado em 1993, no município de Coqueiro Seco (AL), crime que teve repercussão internacional e forte apelo por justiça junto à comunidade local.

Já foram agraciados com este prêmio o embaixador do Brasil na ONU, Dr. Luiz Felipe Seixas Correa, o ministro dos Direitos Humanos Nilmário Miranda, a museóloga Carmém Lúcia Dantas, a novelista Glória Perez, o jornalista Ricardo Mota, dentre outras importantes personalidades locais e nacionais que tem se destacado na promoção e defesa dos direitos humanos.

Nesta edição serão homenageadas cinco personalidades e uma instituição. Na categoria comunicação e cidadania, o escolhido foi o jornalista Bartolomeu Dresch; na categoria defesa da Paz, o Arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz; na categoria Direitos Humanos e institucionalidade, o procurador-geral de Justiça Coaracy Fonseca; na categoria defesa dos direitos econômicos, sociais e culturais, a Central Única dos Trabalhadores – CUT; e na categoria defesa da identidade cultural, a líder dos povos indígenas de Alagoas, in memorian Maninha Xucurú Cariri.

O evento contará com uma mesa de debates sob o tema “Direitos humanos em tempo de violência”, tendo como expositores o coronel PM Adilson Bispo, o procurador de Estado Tutmés Airan, ex-secretário de Justiça e Cidadania de Alagoas e Procurador da República aposentado, Delson Lira.

Fonte: ASCOM - AL

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...