Translate

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Onde o Estadão está com a cabeça?

O jornal Estado de São Paulo (vulgo "Estadão") iniciou uma irresponsável campanha contra blogs. Em vez de valorizar quem são seus colunistas, jornalistas, fotógrafos, quais são os seus cadernos (costumam fazer propaganda nacional apenas de seus classificados), preferem ofender a democracia online (campanha infame completa comentada no Brainstorm).

Em vez de desqualificar grosseiramente todos os blogs, poderiam, como fazem O Globo, Veja, Época e a Folha de São Paulo, manter blogs de seus próprios jornalistas. Assim, estimulariam um padrão superior de jornalismo adaptado ao século XXI em vez de rotular todos que têm seus próprios canais de opinião como amadores ridículos.

Não precisam ofender o conteúdo de blogs. Jornalistas do mundo inteiro mantêm blogs, não é amadorismo. Muitos, como este, lidam com seu conteúdo como colunistas e somos qualificados para isso. Não é necessária a autorização nem o reconhecimento do "Estadão" para escrevermos. Importa o reconhecimento dos leitores e colaboradores.

À direita, um interessante banner da Bodega Cultural pode ser copiado para disseminar a reflexão sobre a grosseria de um jornal que parece ter firme receio do que a internet pode mostrar. Afinal, prefere desacreditar os próprios leitores-blogueiros a aproveitar o potencial online em seu favor.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...