Translate

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Contra o caos aéreo e em solidariedade às vítimas da TAM

Enviado por Mário:

Coloco à disposição do blogueiro o link do vídeo da passeata de protesto contra o caos aéreo e em solidariedade aos mortos no acidente da TAM.

Ao contrário do que dizem os lulistas, o movimento foi espontâneo, apartidário. Longe de fazer exploração política do ocorrido - e do que vinha há muito ocorrendo nessa área - o que se vê é uma passeata marcada pela sobriedade, serenidade, sentimento de consternação. Uma reação a um governo que manda a todos relaxarem e gozarem.

Não há palavras de ordem, não há bandeiras de cores berrantes, não há trio elétrico com sindicalista raivoso falando mal de Deus e o mundo, não há oba-oba revolucionário (a música de Geraldo Vandré na edição do vídeo é que destoa). Não há promessas de um "novo mundo possível".

Há apenas o cidadão indignado, que perdeu amigos e familiares, e que ainda por cima é classificado pelos "Marcos Aurélios" como alienado e como inocente útil manipulado pela "mídia golpista". Há cidadãos exigindo respeito de autoridades que a todo momento insultam sua inteligência com metáforas futebolístas, com chistes infames em momentos inapropriados e com desculpas esfarrapadas do tipo "não vi", "não sei".


2 comentários:

Anônimo disse...

e os gritos de "fora Lula"?

Mário disse...

Gritos de 'Fora Lula'?

Lula é a principal autoridade do país, é quem puxa o coro do "não vi", "não sabia de nada", "entrego a Deus", "deixo como tá pra ver como é que fica", "a culpa é da herança maldita". O protesto é contra Lula, amigo, mas não foi resultado de uma mobilização partidária, não teve patrocínio de partidos políticos, o que não quer dizer que não seja também um ato político. Não confunda ato político com politicagem, que é o que se faz quando se explora, de forma justificada ou não , algum acontecimento para fortalecer ou denegrir a imagem de um político, partido ou autoridade visando unicamente angariar alguns votinhos, enfim, partindo para o típico joguinho sujo de poder, presente na política desde a Roma antiga. Não foi isso o que ocorreu nessa passeata. Ela foi uma manifestação de indignação (não aquela do Marco Aurélio) contra um governo que só se preocupa em levar adiante o seu projeto de poder. Foi a manifestação do cidadão invisível. Isso é um ato político , porém apartidário. "Fora Lula" é uma exigência daqueles que não concordam com o rumo que esse país vem tomando sob o comando do PT. Não precisa ser filiado a nenhum partido para manifestar-se contra o cinismo, o mau-caratismo e a incompetência daqueles que governam nosso país. Mau-caratismo que se manifesta nas próprias palavras do presidente quando, referindo-se aos protestos e às vaias, diz que "não deviam estar reclamando pois ganharam muito dinheiro no meu governo". Na ótica de Lula as coisas funcionam desse jeito (é a ótica do mau caráter), 'toma um dinheirinho aí e cala a boca'. Bem, a verdade é que ninguém está mais rico ou mais pobre por causa de Lula (opa, minto, o filho dele está mais rico, aliás, milionário, por causa do pai), é só mais uma manifestação da retórica demagógica e vazia do presidente, coisa de palanque, do qual ele ainda não desceu para governar. Lula talvez acreditasse ser possível comprar a população brasileira com um mensalão, como fez com os deputados. Suas atitudes remetem aos seus valores (ou à falta deles). De fato comprou a muitos, com o bolsa miséria, uma compra de votos legalizada. Também agrada a empreiteiros e empresários destituídos de senso de moral e ética como ele próprio e portanto dispostos a fazer qualquer negócio ilícito. Os gritos de "Fora Lula" representam a vontade de uma parcela da população que tem todo direito de se manifestar. Lembro de Lula e do PT quando na oposição, todos os dias tinhamos alguma manifestação com o mote "Fora FHC" e ninguém reclamava. Agora,assim que alguém fala "Fora Lula" aparecem petistas de tudo quanto é lado cheios de melindres, clamando por respeito à democracia e falando em golpe.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...